domingo, 22 de maio de 2011

PNLD EJA




O Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA), regulamentado pela Resolução nº 51 de 16 de setembro de 2009, é orientado pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a erradicação do analfabetismo e o progressivo atendimento a jovens e adultos pelas redes de ensino. O objetivo é prover com livros didáticos as entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e as escolas públicas de ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) federais ou das redes de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal, universalizando o acesso à educação pública de qualidade.



PNLD EJA 2011

GUIA PNLD EJA 2011
A análise da obra Tempo de Aprender (que as escolas receberam), da Editora IBEP, encontra-se na página 137 do Guia PNLD EJA 2011





www.fnde.gov.br



NOTA DE ESCLARECIMENTO PNLD EJA 2014





A DOUTRINAÇÃO IDEOLÓGICA NO LIVRO DIDÁTICO 



História do Brasil e a doutrinação ideológica nos livros didáticos (1)

www.youtube.com 




História do Brasil e a doutrinação ideológica nos livros didáticos (2)

www.youtube.com 




História do Brasil e a doutrinação ideológica nos livros didáticos (3)

www.youtube.com 





domingo, 15 de maio de 2011

Videoconferências


Para acessar, basta digitar o nome da Vídeoconferência na barra de busca do site.



  • Videoconferência que orienta sobre o uso do material da EJA (04/03/2010)


  • Videoconferência sobre os sistemas de avaliação ENEM e ENCCEJA
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Videoteca/tabid/179/language/pt-BR/Default.aspx



Vídeos sobre a EJA


Os alunos da EJA precisam dos conhecimentos e das habilidades exigidas pela modernidade, mas estes não podem ser transmitidos apenas do ponto de vista técnico.
Paulo Freire estabeleceu um modelo de Educação de Jovens e Adultos e deixou princípios e idéias que deveriam reger políticas públicas para a EJA.



As contribuições de Paulo Freire para a Alfabetização de Jovens e Adultos




Quem é Paulo Freire?









Conferência Internacional de Educação de Adultos – Confintea -











Histórico:


I -  Ocorreu em 1949, em Elsinore na Dinamarca.

II -  Aconteceu em 1960 em Montreal, Canadá.


III -  Em 1972, na cidade de Tóquio (Japão)


IV -  Sob a temática “Aprender é a chave do mundo” se reuniram em Paris, França, no ano de 1985.


V -  Realizada em 1997, em Hamburgo (Alemanha) num contexto de continuidade de outras.


VI -  Realizada em Belém do Pará, no Brasil, em 2009.


Veja também: 



Não trate alunos da EJA como crianças



A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é vista por muitos como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar a escola.
Nos links abaixo sugestões de leitura para garantir o sucesso da aprendizagem dos alunos da modalidade EJA



Não trate alunos de EJA como crianças
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/infantilizar-estudantes-eja-432129.shtml

EJA - Educação de Jovens e Adultos
http://revistaescola.abril.com.br/eja/

A EJA tem agora objetivos maiores que a alfabetização
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/eja-tem-agora-objetivos-maiores-alfabetizacao-476424.shtml

Prática adequada aos adultos
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/pratica-adequada-adultos-alfabetizacao-eja-situacoes-didaticas-leitura-escrita-512029.shtml
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...