terça-feira, 13 de março de 2012

Acompanhamento das escolas pelos PCNP(s) no 1º semestre 2012.


Escolas com a modalidade EJA que serão acompanhadas pela equipe dos PCNP (s) no 1º semestre de 2012.

EE Dr. Anis Fadul (20/03/2012)
EE Antonio José Campos de Menezes (28/03/2012)
EE Conjunto Habitacional Parque Dourado II (10/04/2012)
EE Tácito Zanchetta (17/04/2012)
EE Edir do Couto e Silva (08/05/2012)
EE José Eduardo Vieira Raduan (22/05/2012)
EE Batista Renzi (04/04/2012)
EE Alfredo Roberto (08/08/2012)
EE Antonio Brasílio M. da Fonseca

Durante acompanhamento nas escolas:

Com os professores coordenadores verifica-se:
  • ·         Pautas das ATPC (s) com assuntos relacionados à modalidade EJA;
  •         Planilhas de entrega de Cadernos dos professores e alunos;
  • ·         Plano de Trabalho do professor eventual;
  • ·         Fichas de acompanhamento (do PC) em sala de aula;
  • ·         Registros das ATPC(s);
  •         Ações propostas pela equipe escolar para combater a evasão.

Com os alunos monitores de sala:
  •        Conversa sobre o Currículo da EJA e Orientações da CGEB sobre a modalidade EJA.

No acompanhamento em sala de aula (prioridades):

(Para acessar, basta digitar EJA na barra de busca do site)

sexta-feira, 9 de março de 2012

Secretaria da Educação estimula Educação para Jovens e Adultos




Atualmente, 218.921 mil alunos da rede estadual são adultos que voltaram para as salas de aula. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é destinada àqueles que não tiveram acesso à escolarização na idade própria ou cujos estudos não tiveram continuidade no Ensino Fundamental e Médio.
Na EJA a proposta pedagógica é adaptada ao perfil do aluno e os cursos se adequam a necessidade do estudante. Existem cursos organizados com a possibilidade de presença flexível e atendimento individualizado, oferecidos nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), e as classes convencionais instaladas em escolas estaduais com ensino presencial.
                                                             Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Secretaria da Educação estimula educação para jovens e adultos


sexta-feira, 2 de março de 2012

Planejamento Escolar em EJA -2012


EJA nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Constituem referenciais básicos para o Planejamento Escolar em EJA:
a) O Currículo Oficial do Estado de São Paulo para as áreas do conhecimento.
b) Os materiais pedagógicos disponíveis nas escolas para o desenvolvimento do trabalho de alunos e professores.

O planejamento para a organização do trabalho pedagógico na EJA deverá considerar:

I. Além dos mesmos princípios enfatizados no Currículo Oficial, os conteúdos das sequências didáticas selecionados para a EJA em cada disciplina, que definem os temas e as respectivas competências e habilidades a serem desenvolvidas. Lembramos que essa seleção foi elaborada tendo em vista a organização semestral dos cursos de EJA e os interesses dos alunos desta modalidade de ensino. Os critérios que nortearam a seleção de conteúdos e de atividades para a EJA encontram-se na apresentação do caderno de orientações para o professor da EJA de cada disciplina do currículo.

II. O quadro-resumo das situações de aprendizagem e atividades sugeridas para cada disciplina do currículo, em cada termo e nível de ensino. Esse quadro-resumo deverá nortear não apenas a utilização do material do currículo na EJA, mas também a utilização de quaisquer outros materiais didático-pedagógicos disponíveis nas escolas, inclusive os livros do PNLDEJA. Esses quadros são encontrados ao final dos conteúdos de cada termo do caderno de orientações para o professor da EJA de cada disciplina do currículo.

Fonte: Coordenadoria de Gestão da Educação Básica

Planejamento Escolar 2012 - EJA


AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EJA (página 99 do manual)

PLANEJAMENTO ESCOLAR EJA 2011






CURRÍCULO DE LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS 

CURRÍCULO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS




Critérios de organização das Orientações para o Professor de EJA

      Ao preparar suas aulas para a EJA, tenha em mãos, além deste material (Caderno de Orientações para o professor), os Cadernos do Professor e os Cadernos do Aluno.

    Nestas Orientações, você encontrará, primeiramente, a síntese do enfoque temático de cada termo. Para cada um deles, são sugeridas Situações de Aprendizagem dos Cadernos do Aluno (volumes 1, 2, 3 e 4), que podem apoiar o desenvolvimento de suas aulas. As atividades sugeridas são acompanhadas de orientações que ora remetem aos procedimentos explicitados no Caderno do Professor, ora propõem procedimentos alternativos para sua implementação, levando em conta as especificidades da EJA.

   Ao término das orientações sobre o termo, você encontrará, na seção “Para saber mais”, uma síntese de referências, com indicações de livros, filmes, sites etc., e um quadro-resumo que poderá ajudá-lo a mapear, rapidamente, quais são as Situações de Aprendizagem e respectivas seções sugeridas.

    Como estas Orientações tomaram, prioritariamente, o Caderno do Aluno como referência visual e estrutural, sempre que possível, foram mantidos os nomes das Situações de Aprendizagem e de suas seções, com ícones que o ajudarão a localizar as atividades sugeridas.

     Em alguns casos, optou-se por alterar o desenvolvimento de uma atividade: por exemplo, uma “Lição de casa”, no Caderno do Aluno, pode ser indicada como atividade para a sala de aula; ou, uma “Pesquisa individual”, que buscaria informações imprescindíveis para o desenvolvimento da Situação de Aprendizagem, pode, devido ao pouco tempo disponível, ser roteirizada em forma de aula expositiva.      Nesses casos, o título dessas seções foi mantido, com a sinalização: “modificada”. 

    Como já mencionado, faz-se referência ao Caderno do Professor, seja para a indicação de aprofundamentos teórico-metodológicos, seja para a indicação de respostas aos exercícios propostos. Esses casos são sinalizados por um ícone especial: “ver caderno do professor”.

Educação de Jovens e Adultos. Caderno de Orientações para o professor – Ensino Fundamental. Ciências Humanas e suas Tecnologias – História, pg 10 e 11. 




Veja também: 
Para acessar a apresentação dos Cadernos de sua disciplina, siga as instruções abaixo:
Login e Senha = ESC – (CIE da escola onde atua)
Login = ESC - __ __ __ __ __ __
Senha = ESC - __ __ __ __ __ __



Versão on-line dos Cadernos de Orientações para os professores da EJA - Entrar em contato com os PCNP (s) de História e Ciências da Diretoria de Ensino - Região Suzano. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...