sábado, 26 de maio de 2012

ALFABETIZANDO COM A REALIDADE




EJA E A PROMOÇÃO DA CIDADANIA 



A oferta da Educação de Jovens e Adultos, por meio de projetos modernos e adequados, poderá promover não só o acesso dessas pessoas aos bancos escolares, mas criar oportunidades diversificadas de estudo para que possam suprir sua defasagem escolar. É preciso considerar ainda que essa modalidade de educação não deve ter como finalidade somente prover os alunos com os conteúdos dos quais foram privados na idade própria de escolarização, mas também favorecer o desenvolvimento das competências necessárias para que possam participar dos bens e conhecimentos, exercer a cidadania e inserir-se nas diferentes dimensões da vida social e produtiva.
                                                        (Planejamento Escolar 2011, pg. 1) 





Além dos mesmos princípios enfatizados no Currículo Oficial, os conteúdos das sequências didáticas selecionados para a EJA em cada disciplina, que definem os temas e as respectivas competências e habilidades a serem desenvolvidas. Lembramos que essa seleção foi elaborada tendo em vista a organização semestral dos cursos de EJA e os interesses dos alunos desta modalidade de ensino. Os critérios que nortearam a seleção de conteúdos e de atividades para a EJA encontram-se na apresentação do caderno de orientações para o professor da EJA de cada disciplina do currículo. 
Fonte: Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...