sexta-feira, 27 de julho de 2012

REPLANEJAMENTO ESCOLAR EJA 2012

Orientações 

EJA - Ensino Fundamental anos Finais e Ensino Médio 

Para o segmento de EJA – Educação de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental II e Ensino Médio é importante observar que, muitos alunos oriundos do primeiro semestre, estarão iniciando um novo termo e, outros, iniciarão o 1º Termo e, portanto, há necessidade de Planejamento / Replanejamento das ações para atender às necessidades de estudo desse público nessa nova etapa, considerando as competências e habilidades já desenvolvidas até este momento e, ao mesmo tempo, selecionando e organizando os conteúdos essenciais para a continuidade dos estudos, sem desconsiderar o perfil diferenciado desse alunado.


Pensando nessas especificidades, apresentamos algumas sugestões para o encaminhamento de reflexões da Equipe Gestora e Corpo Docente sobre o Planejamento/Replanejamento do 2º semestre na modalidade de EJA: 


Perfil dos alunos: idade, características sócio-econômicas, motivos do retorno aos estudos etc. Os alunos são jovens e adultos que já trazem informações e diferentes experiências de vida, portanto, esse perfil deverá ser considerado no planejamento e organização do plano de trabalho. 


Aprendizagem significativa: conteúdos relevantes para os alunos, assuntos da atualidade e questões do mundo do trabalho devem ser contemplados em sala de aula, por meio de estratégias que apresentem atividades mobilizadoras, como trabalhos individuais e em equipe; debates; projetos e estudos interdisciplinares etc. 


Tempo de ensino e de aprendizagem previstos para essa modalidade de ensino (semestral) requer do professor um planejamento que contemple os conteúdos, as competências e habilidades essenciais de cada componente curricular, levando-se em conta a semestralidade dos termos. 


Materiais sugeridos para consulta: 













Coleção de DVDs disponível no acervo das escolas, contendo temas das várias áreas do conhecimento, para subsidiar o professor no planejamento e organização de suas atividades em sala de aula. 


Quais conteúdos podem ser articulados com o Currículo do Estado de São Paulo e com os Cadernos de Orientações para o Professor da EJA? 

- Livros paradidáticos do acervo escolar; jornais e revistas da Sala de Leitura; 

- Práticas Pedagógicas de Língua Portuguesa e Matemática que apresentam sugestões de sequência de atividades para subsidiar os estudos referentes aos conteúdos curriculares de leitura, escrita e matemática. 

Sites para consulta e pesquisa: 
Desejamos sucesso nesse momento de replanejamento. 

Bom trabalho!


sábado, 14 de julho de 2012

Dificuldades e Superação na EJA




Neste episódio do Caminhos da Escola, o tema é Educação para Jovens e Adultos. O programa mostra as dificuldades e a superação daqueles que decidiram enfrentar novamente o desafio de aprender.


Na Escola Estadual Paula Soares em Porto Alegre, o cantor de rock Wander Wildner conversa com os alunos sobre movimento punk, conhecimento e a relação do rock com a juventude.

E o desafio continua para os alunos da Escola Estadual Itália. Nesta etapa os alunos vão preparar diversas ações de conscientização sobre o bullyng na escola. (TV Escola)



domingo, 8 de julho de 2012

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...