quarta-feira, 31 de julho de 2013

Sala dos Professores do Programa EJA – Mundo do Trabalho

Prezado professor,

A Sala dos Professores do Programa EJA – Mundo do Trabalho já está no ar! 

As discussões nesse ambiente serão realizadas on-line. Veja, a seguir, como acessar:
1. Acesse o site do Programa:
http://www.ejamundodotrabalho.sp.gov.br
2. Clique em “Sala dos Professores”, no menu superior
3. Em seguida, clique no botão “Acesse a Sala dos Professores”
4. Você será redirecionado para a tela de acesso ao ambiente. Digite no campo “Usuário” o seu email e no campo “Senha” a sequência numérica 123456
5. Em seguida, clique em “Acesso ao fórum”

Após acessar o ambiente, é importante que você altere a senha padrão para uma nova senha de acesso. Para alterar sua senha, siga os passos abaixo:
1. Clique em “Meu perfil”, no menu superior
2. Em seguida, clique em “Alterar senha” na lateral esquerda da tela
3. Digite a sequência numérica 123456 no campo “Senha Anterior”
4. No campo “Nova Senha”, digite a nova senha de acesso e, em seguida, digite-a novamente no campo “Confirme NovaSenha”
5. Para finalizar a alteração, clique em “Enviar”

Atenção: só terão acesso a esse ambiente os professores que participam do Programa.

Em caso de dúvidas sobre como navegar nesta ferramenta clique no botão “Ajuda”, localizado no menu superior do lado direito da tela. Ao clicar em “Ajuda” você terá acesso ao Tutorial de navegação. Esse Tutorial apresenta passo a passo as funcionalidades da ferramenta, por exemplo, como publicar mensagens, como visualizar o seu perfil, entre outros.

Se a sua dúvida não estiver contemplada no Tutorial, publique no Fórum “Perguntas e Respostas” a sua questão para que possamos auxiliá-lo.



Caso não consiga acessar a Sala dos Professores informando seu usuário e sua senha, abra um chamado por meio do Fale Conosco disponível na página principal do site. 


Atenciosamente,
Gestão do Portal



sexta-feira, 26 de julho de 2013

ORIENTAÇÕES PARA O REPLANEJAMENTO ESCOLAR - 2013


EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

Para o segmento de EJA, é importante observar que, além dos alunos oriundos do primeiro semestre, haverá outros que ingressarão nesta modalidade, sendo, portanto, necessário que se elabore o replanejamento para os estudantes em continuidade, bem como um planejamento para atender às necessidades de estudo desse público nessa nova etapa, considerando as competências e habilidades já desenvolvidas até este momento e, ao mesmo tempo, selecionando e organizando os conteúdos essenciais para a continuidade dos estudos, sem desconsiderar o perfil diferenciado desse alunado.

Pensando nessas especificidades, são apresentadas algumas sugestões:

a) Perfil dos alunos: idade, características socioeconômicas e motivos do retorno aos estudos. Os alunos são jovens e adultos que já trazem informações e diferentes experiências de vida, portanto, esse perfil deverá ser considerado no planejamento e organização do plano de trabalho. 

b) Aprendizagem significativa: conteúdos relevantes para os alunos, assuntos da atualidade e questões do mundo do trabalho devem ser contemplados em sala de aula, por meio de estratégias que apresentem atividades mobilizadoras, como trabalhos individuais e em equipe; debates; projetos e estudos interdisciplinares.

c) Tempo de ensino e de aprendizagem semestral: requer do professor um planejamento que contemple os conteúdos, as competências e habilidades essenciais de cada componente curricular, levando-se em conta a semestralidade dos termos.

As equipes pedagógicas das Diretorias de Ensino e das Unidades Escolares devem considerar alguns princípios para reflexão e discussão para nortear a organização do Planejamento/Replanejamento Escolar da EJA para 2013, ou seja:

"Tanto o ciclo de vida como o contexto ao qual determinada aprendizagem esteja relacionada devem ser considerados em qualquer proposta pedagógica de qualquer faixa etária, nível ou modalidade de ensino. É a partir da articulação entre vida e contexto que em EJA as decisões e propostas pedagógicas devem ser tomadas. A indefinição do conceito de ser adulto e ser jovem requer maior reflexão devido à heterogeneidade de sua demanda no sistema de ensino brasileiro" (PICONEZ, 2011:19).

Desta forma, constituem alguns desafios para os professores da EJA:

 Utilizar uma metodologia adequada de ensino para a EJA, considerando as especificidades dos alunos jovens e adultos;

 Considerar que os alunos da EJA já possuem crenças e valores formados;

 Respeitar a heterogeneidade de traços, origens, ritmos de aprendizagem e estruturas de pensamento.

Com base nestes princípios e reflexões, constituem referenciais básicos para o Replanejamento/Planejamento Escolar: documentos oficiais, programas, projetos e materiais didático-pedagógicos, disponíveis nas Unidades Escolares. 


Orientações para o Replanejamento 2013, pg. 16 e 17








srepatrocinio.educacao.mg.gov.br 



A maior flor do mundo - José Saramago
www.youtube.com




Desejamos sucesso nesse momento de replanejamento. 

Bom trabalho




Professores da EJA da EE Antonio Valdemar Galo no Replanejamento 2013


Professores da EJA da EE Antonio Valdemar Galo no Replanejamento 2013



Professores da EJA da EE Antonio Valdemar Galo no Replanejamento 2013






terça-feira, 23 de julho de 2013

Alunos da EJA com deficiência terão acesso a curso de Inglês Online


Os alunos com deficiência visual e auditiva da rede estadual também terão a oportunidade de fazer o curso Inglês Online. Uma plataforma inédita, lançada pela Secretaria da Educação, permitirá o acesso de todos os alunos com deficiência. Para os interessados, as inscrições podem ser feitas até dia 30 de julho. O curso acessível estará disponível a partir de 1º de agosto.

- Clique aqui para fazer a matrícula

No total, são 4 mil vagas para estudantes cegos e surdos que cursam o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual, que agora terão acesso ao segundo idioma de qualquer computador. Clique AQUI para ler a notícia na íntegra.
Fonte: www.educacao.sp.gov.br



www.educacao.sp.gov.br




terça-feira, 16 de julho de 2013

CONE DA APRENDIZAGEM

Durante os anos 1960, Edgar Dale teorizou que os estudantes retém mais informações pelo que eles "podem fazer" em oposição ao que é "ouvido", "lido" ou somente "observado". Sua pesquisa levou ao desenvolvimento do Cone da Experiência. É importante resgatar a pesquisa realizada por Dale na aprendizagem de jovens e adultos.

Segundo a pesquisa de Dale, os estudantes precisam desenvolver competências e habilidades para listar, escrever, explicar, definir, demonstrar, aplicar, praticar, projetar, criar, avaliar, argumentar e saber julgar. Estas competências são as mesmas inseridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nos Cadernos da SEE/SP sobre o currículo.  






sbgadministra.blogspot.com 





(...) Que possíveis implicações este quadro tem trazido para a Educação?


O que pode representar passarmos a maior parte de nosso tempo falando e escrevendo, durante as aulas, por nossos alunos? 

Que aspectos relativos ao desenvolvimento do educando podem estar sendo reforçados e outros simplesmente abandonados neste processo? 

Qual o significado direto destas medidas com respeito à Educação, em si?

 Qualquer que seja a área e o nível de atuação do educador, quais as possíveis implicações do perfil de suas aulas que podem ser inferidas pelo Cone de Vivências?

O que isto teria a ver com a satisfação pessoal e profissional do educador? 




segunda-feira, 15 de julho de 2013

APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS

       

"Esquecer ou renegar a adolescência seria uma derrota. Lastimá-la seria uma fraqueza. Adorá-la seria um erro. O que é preciso é o que tudo o que ela tem de melhor se conserve em nós como uma força atuante, um exemplo vivo,um programa de ação a realizar. 
Debesse (1993)


Prezado professor da EJA

No segundo semestre de 2013, será enviado para as escolas com a modalidade EJA o documento: “Reflexões pedagógicas sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas”.
O documento se divide em  duas partes:

Parte I – “Como aprendem as pessoas jovens e adultas?”, destacam-se alguns conceitos-chave relacionados às principais características dos estudantes jovens e adultos. São definidas as variáveis individuais de seu desenvolvimento que auxiliam os professores nas decisões sobre a organização do trabalho pedagógico para EJA. Para situar a demanda atendida atualmente, um breve histórico dos estudos iniciais sobre adultos, com destaque para os estudos andragógicos de Malcolm Knowles, será considerado. Isso justifica as razões pelas quais em EJA as abordagens ainda são pedagógicas. Entretanto, os pressupostos da andragogia, desde a avaliação diagnóstica sobre as aprendizagens dos alunos em escolaridade anterior até as questões relativas ao processo de avaliação, auxiliam a lidar com os jovens ou com a juventude, na exploração dos aspectos mais positivos envolvidos em sua interface.

 Parte II – “Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades de ensino?”, são abordadas as relações entre os fatores responsáveis nas aprendizagens dos jovens e adultos e a organização do trabalho pedagógico. São identificadas estratégias que contribuem para a articulação mais interdisciplinar entre as dimensões de desenvolvimento cognitivo, sob enfoque globalizador, previstas nos documentos legais e nos recursos didáticos disponíveis nas escolas.

Reflexões pedagógicas sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas. Secretaria da Educação, Centro de Educação de Jovens e Adultos. Stela C. Bertholo Piconez – São Paulo, 2013. Pg 11.


www.santamariadaserra.sp.gov.br


Os gestores das escolas com a modalidade EJA, já retiraram o documento na Diretoria de Ensino. Não  esqueça de pegar seu exemplar com o professor coordenador de sua escola. 




EDUCAÇÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS


Considerando-se que grande parte da população ainda não chegou à sala de aula em nosso país, que a educação escolar pode ajudar a constituir cidadãos, e que o desenvolvimento humano é questão de oportunidade, Stela Piconez questiona a formação do professor, a educação escolar de jovens e adultos e as possibilidades de oferecer uma educação de qualidade. 

Com base em sua experiência, e tendo em vista o compromisso social da universidade, de estudar e apresentar alternativas para os problemas educacionais, a autora trata a questão da alfabetização e da educação escolar para todos como desafio possível, se houver a interação prática-teoria-prática. 

Ao confrontar as dimensões cognitivas da população de jovens e adultos excluídos da escola com a cultura escolar vigente, ela faz um alerta sobre as competências a serem desenvolvidas pelos professores, considerando as necessidades e as expectativas dos alunos, além dos imperativos das mudanças tecnológicas atuais. 

Recuperando diferentes abordagens de ensino e de aprendizagem, propõe uma sistemática de planejamento, com apoio pedagógico aos professores e interação multidisciplinar dos conhecimentos.


Fonte: books.google.com.br




books.google.com.br






quinta-feira, 11 de julho de 2013

AUNOS DA EJA LANÇAM LIVRO DE POESIA



Jovens e adultos lançam livro de poesia com repercussão internacional

“O que eu não consegui aos 15 anos, estou conseguindo agora aos 72”. Com os olhos cheios de lágrimas, Dulce Diva Ramos, aluna da E.E. Professor Alceu Guerner Gonzalez, na zona leste, consegue demonstrar com facilidade a importância que o estudo tem para ela. Além de se orgulhar por estar prestes a concluir o Ensino Médio, a estudante mais experiente da classe tem outros motivos para se alegrar. Ela e cerca de cem alunos lançaram recentemente um livro de poesia. LEIA MAIS


Projeto do livro foi idealizado pelo professor de Língua Portuguesa, Marcos Ota

Fonte: www.educacao.sp.gov.br



INSCRIÇÃO EJA - 2º SEMESTRE 2013


Educação oferece mais de 56 mil vagas para jovens e adultos que querem voltar para escola


Mais de 56 mil novas vagas para jovens e adultos interessados em voltar para escola. É com esse anúncio que a Secretaria da Educação mostra seu envolvimento na busca pela promoção da mobilidade social das famílias que vivem nos 97 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, identificados pelo programa São Paulo Solidário. Clique AQUI para ler o texto na íntegra.


As inscrições para o segundo semestre da EJA estão abertas. As aulas começam em agosto


Fonte www.educacao.sp.gov.br/noticias

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