quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Aprendizagem de jovens e adultos


Como aprendem as pessoas jovens e adultas? Para discutir e refletir sobre esse processo de ensino e aprendizagem, a Secretaria da Educação realiza videoconferência no dia 27 de agosto, a partir das 14h, com transmissão pela Rede do Saber.

O debate será baseado nos princípios teóricos e metodológicos do material "Reflexões Pedagógicas sobre o Ensino e Aprendizagem de Pessoas Jovens e Adultas", desenvolvido para subsidiar o trabalho de supervisores e PCNPs responsáveis pela Educação de Jovens e Adultos, além dos professores coordenadores e professores das escolas que mantêm EJA nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Fonte: www.rededosaber.sp.gov.br








Para assistir a videoconferência é só acessar o link  abaixo e escrever o nome na barra de busca do site 
Videoconferência "Como aprendem as pessoas jovens e adultas"

Data: 27/08/2013










O documento se divide em  duas partes:

Parte I – “Como aprendem as pessoas jovens e adultas?”, destacam-se alguns conceitos-chave relacionados às principais características dos estudantes jovens e adultos. São definidas as variáveis individuais de seu desenvolvimento que auxiliam os professores nas decisões sobre a organização do trabalho pedagógico para EJA. Para situar a demanda atendida atualmente, um breve histórico dos estudos iniciais sobre adultos, com destaque para os estudos andragógicos de Malcolm Knowles, será considerado. Isso justifica as razões pelas quais em EJA as abordagens ainda são pedagógicas. Entretanto, os pressupostos da andragogia, desde a avaliação diagnóstica sobre as aprendizagens dos alunos em escolaridade anterior até as questões relativas ao processo de avaliação, auxiliam a lidar com os jovens ou com a juventude, na exploração dos aspectos mais positivos envolvidos em sua interface.

 Parte II – “Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades de ensino?”, são abordadas as relações entre os fatores responsáveis nas aprendizagens dos jovens e adultos e a organização do trabalho pedagógico. São identificadas estratégias que contribuem para a articulação mais interdisciplinar entre as dimensões de desenvolvimento cognitivo, sob enfoque globalizador, previstas nos documentos legais e nos recursos didáticos disponíveis nas escolas.

Reflexões pedagógicas sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas. Secretaria da Educação, Centro de Educação de Jovens e Adultos. Stela C. Bertholo Piconez – São Paulo, 2013. Pg 11.


Videoconferência realizada no dia 27 de agosto 




Supervisora Susan Alem com o material produzido especialmente para os professores da EJA
Crédito da foto: Jane Aoki



Professores coordenadores da EJA em Orientação Técnica sobre o material
Crédito da foto: Jane Aoki



Supervisora Susan Alem e PCNP Solange direcionando os trabalhos
Crédito da foto: Jane Aoki




Professores coordenadores da EJA em Orientação Técnica sobre o material
Crédito da foto: Jane Aoki



PCNP (s)  Jane e Solange direcionado o grupo de estudo
Crédito da foto: Jane Aoki




 Professores coordenadores da EJA em Orientação Técnica sobre o material
Crédito da foto: Jane Aoki





Professores coordenadores da EJA em Orientação Técnica sobre o material
Crédito da foto: Jane Aoki





Professores coordenadores da EJA em Orientação Técnica sobre o material
Crédito da foto: Jane Aoki




Equipe da D.E. e professores coordenadores assistindo a Videoconferência 
Crédito da foto: Jane Aoki





Equipe da D.E. e professores coordenadores assistindo a Videoconferência 
Crédito da foto: Jane Aoki




Professores coordenadores da EJA assistindo a Videoconferência 
Crédito da foto: Jane Aoki





quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero consiste em concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos, dirigido a estudantes de Ensino Médio, Graduação, Pós-Graduação e Escolas da Educação Básica na área das relações de gênero, mulheres e feminismos, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade.

As inscrições para a 9º edição do Prêmio estão abertas desde 01 de julho, no site do Prêmio. Este ano, as propostas de concursos de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos escolares devem basear nas questões da igualdade de condições entre mulheres e homens. A escolha do tema é livre, porém, é recomendado que reflexões envolvendo formas de discriminação sexual, étnica, racial e por orientação, sejam consideradas durante a construção dos textos. Os docentes também podem participar do prêmio inscrevendo um projeto pedagógico sobre questões de discriminação entre mulheres e homens, raça ou orientação sexual. Há 5 tipos de inscrição:

· Estudantes de Ensino Médio;

· Escolas promotoras de igualdade de gênero;

· Estudantes de graduação;

· Graduados, especialistas e estudantes de mestrado;

· Mestres e estudantes de doutorado.

A iniciativa dos Projetos Pedagógicos visa ampliar e replicar boas experiências que existam ou serão realizadas nas escolas brasileiras, além de fomentar o envolvimento da comunidade escolar em torno do debate sobre a igualdade. As propostas devem ser enviadas até o dia 30 de setembro.

O Prêmio é organizado pela secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Ministério da Educação (MEC), Ministério de Ciências Tecnologia e Inovação (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ONU Mulheres. Para obter mais informações, acesse www.igualdadedegenero.cnpq.br


www.igualdadedegenero.cnpq.br




terça-feira, 13 de agosto de 2013

I Conferência Estadual de Educação para as Relações Étnico-raciais


A "I Conferência Estadual de Educação para as Relações Étnico-raciais" acontecerá nos dias 12 e 13 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado, onde serão celebrados os 10 anos da Lei nº 10.639/2003.

Nestes dois dias da Conferência está programada apresentações de trabalhos que os professores desenvolveram nas unidades escolares relacionados a esta temática.

Caso tenham algum trabalho ou evento relacionado com a lei citada, responder o questionário abaixo.


Para responder o questionário, clique no link abaixo




www.ceert.org.br






quinta-feira, 1 de agosto de 2013

INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS


Com 20 mil novas vagas em cursos técnicos, Vence abre inscrições nessa quinta-feira


Uma boa notícia para os estudantes que cursam o Ensino Médio na rede estadual foi anunciada nessa quarta-feira (31) pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Educação, Herman Voorwald. O programa Vence, ação que oferece cursos técnicos aos alunos, terá 20 mil novas vagas para o próximo semestre.


O evento desta manhã marcou a assinatura do credenciamento de 150 instituições de educação profissional, nas quais os jovens realizarão os cursos de forma concomitante ao Ensino Médio regular. As inscrições para as novas vagas começam nessa quinta-feira, dia 1º de agosto, e seguem até o dia 10 do mesmo mês. O início das aulas deve acontecer em setembro. Clique AQUI para ler a notícia na íntegra.  
Fonte: www.educacao.sp.gov.br



www.educacao.sp.gov.br



INSCRIÇÃO

PROJETO VENCE

ESCOLA BETA (CENTRO EDUCACIONAL BETA LTDA)

- TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
- TÉCNICO EM QUÍMICA
- TÉCNICO EM ENFERMAGEM

ESCOLA LOPES (CENTRO DE ESTUDOS DE SAÚDE LOPES LTDA)

- TÉCNICO EM ESTÉTICA
- TÉCNICO EM FARMÁCIA
- TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
- TÉCNICO EM PRÓTESE DENTÁRIA
- TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL
- TÉCNICO EM QUÍMICA
- TÉCNICO EM ENFERMAGEM
- TÉCNICO EM RADIOLOGIA (Poderão pleitear inscrição e matrícula no curso de Radiologia, os alunos que concluíram o 3º termo de EJA, em junho passado. De acordo com o setor de cadastro da SEE, cerca de 67 mil alunos concluíram o 3º termo de EJA, em junho/2013)

PERÍODO: 

DE 01 A 10/08/2013

www.vence.sp.gov.br

REQUISITOS: Alunos das escolas estaduais que estiverem cursando
em 2013 a 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio ou qualquer
termo da EJA.




CULTURA É CURRÍCULO E EJA

Gestores e Professores da EJA

Consulte e Planilha do mês de agosto e veja se sua escola (Suzano e Ferraz de Vasconcelos) foi contemplada.

Para acessar o site do Cultura é Currículo da DRE - Suzano 
Clique na figura abaixo
cultura-e-curriculo-de-suzano.webnode.com/visitas-agendadas



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