domingo, 26 de janeiro de 2014

BOA VOLTA ÀS AULAS PARA TODOS!



Peçamos um 2014 diferente...

 " Eu só peço a Deus
Que a dor/injustiça não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia 
Solitário sem ter feito o q'eu queria ..."
(León Gieco's)



Eu só peço a Deus - Mercedes Sossa e Beth Carvalho 
www.youtube.com 



sábado, 25 de janeiro de 2014

ORIENTAÇÕES PARA OS PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2014 - EJA



Nos primeiros dias letivos, é importante que os professores e a equipe gestora observem a heterogeneidade e as características dos alunos da EJA (diferentes idades, responsabilidades sociais e civis, participação no mundo do trabalho) na proposição e organização das atividades a serem desenvolvidas na escola para recepção e acolhimento desses alunos neste reinício das aulas, que para muitos acontece depois de anos afastados do ambiente escolar. 

Para isso, há necessidade de organizar ações que promovam a integração desses alunos, jovens e adultos, no contexto escolar, em seus diferentes espaços de convivência e aprendizagem. Que as primeiras atividades propostas em sala de aula tenham como objetivo conhecer o perfil e as especificidades desse público, bem como diagnosticar seus conhecimentos prévios e as características de aprendizagem desses estudantes, pois muitos apresentam lacunas ou defasagens do “processo de escolarização anterior”, recentes ou não. Sendo assim, é importante considerar as competências e habilidades já desenvolvidas até este momento e, a partir daí, selecionar e organizar os conteúdos essenciais para suprir as defasagens desses alunos e dar condições para a continuidade e conclusão de seus estudos.


ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E MATERIAIS DIDÁTICOS 

A organização do espaço para os alunos da EJA é fundamental, pois muitos alunos ainda trazem a concepção de um espaço escolar tradicional, com carteiras enfileiradas e o professor distante deles. Essa é uma prática que já vem sendo revista e modificada ao longo dos anos em nossas escolas, mas que precisa ser apresentada aos nossos alunos, principalmente àqueles mais resistentes e que frequentaram a escola em outra época. Toda e qualquer organização dentro da sala de aula deve ter um propósito bem definido pelo professor e ser compartilhado claramente com os alunos, para favorecer a realização das diferentes atividades propostas: individuais, colaborativas, em pequenos e grandes grupos, bem como propiciar a socialização de materiais de pesquisa e de outros recursos didáticos. 

Em relação à utilização dos materiais didáticos, sugerimos que o Professor se paute pela adequação metodológica para a apresentação dos conteúdos, considerando os saberes, valores e crenças dos alunos, a linguagem condicionada por fatores etários e sociais e a motivação que conduz os alunos para a necessidade da escolarização, como o mundo do trabalho, a utilização das tecnologias, a inserção social e a qualidade de vida. 

Baseado nos preceitos do perfil do aluno, o professor poderá utilizar diversos materiais didáticos e recursos tecnológicos disponíveis na escola, como vídeos, mapas, jornais, revistas e internet. Destacamos, sobretudo, a utilização dos Cadernos do Professor e do Aluno, que integram o Currículo do Estado de São Paulo, dos livros do PNLD e do material “EJA Mundo do Trabalho” (anos finais – EF), cabendo ao professor, no planejamento de suas aulas, dimensionar o tempo dedicado para a realização das atividades, considerando que o tempo de estudo para o aluno da EJA deve ocorrer, prioritariamente, dentro da sala de aula.

Professor, este momento de recepção do aluno da EJA é fundamental, pois entendemos que “o acolhimento, o empenho pela permanência e pela aprendizagem certamente serão decisivos para que o aluno da EJA possa realizar seus objetivos pessoais e educacionais, além de dar possibilidade à realização de seus projetos profissionais.

Clique em Coordenadorias (CGEB/ Biblioteca), e localize o link Orientações para os Primeiros Dias Letivos.




sofiacavedonpt.blogspot.com



quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Matriculas na EJA


Cresce o número de matriculados na EJA com mais de 40 anos 




www.araucaria.pr.gov.br 




Orientações para os Primeiros Dias Letivos 2014

Informamos que já estão disponíveis na Intranet da SEE os documentos de Orientações para os Primeiros Dias Letivos elaborados pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica e pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores, que foram enviados ontem, por e-mail, para todas as Diretorias de Ensino e Unidades Escolares da rede.

Para acessá-los, insira seu RG e senha do GDAE para fazer login na página da Intranet. 

Clique em Coordenadorias (CGEB/ Biblioteca), e localize o link Orientações para os Primeiros Dias Letivos.


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Reflexões pedagógicas sobre o ensino e aprendizagem de pessoas jovens e adultas



O Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA comunica que, a partir de 20 de janeiro, será entregue nas Diretorias de Ensino reserva técnica do Caderno “Reflexões pedagógicas sobre o ensino e aprendizagem de pessoas jovens e adultas”, conforme planilha anexa. Este material deverá ser distribuído aos novos gestores e professores das escolas que possuem classes de EJA – Ensino Fundamental e Médio, bem como aos novos integrantes da equipe pedagógica das DE.

Esse documento, elaborado pela Prof.ª Dr.ª Stela Piconez, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), tem a finalidade de subsidiar os profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos, apresentando algumas fundamentações teóricas e reflexões acerca do contexto em que se realiza a aprendizagem de pessoas jovens e adultas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...