quinta-feira, 29 de maio de 2014

CONCLUSÃO DA ESCOLHA DO PNLD EJA


EJA 2014 – ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 

Agradecemos o empenho das equipes das Diretorias de Ensino e das unidades escolares que oferecem a modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos, na escolha da Coleção de Livros Didáticos do PNLD EJA 2014. Ao final do processo participativo de consulta, a coleção mais indicada para os Anos Finais do Ensino Fundamental foi "Caminhar e Transformar" da Editora FTD. 

CEFAF E CEJA






quarta-feira, 28 de maio de 2014

Reunião com PC da EJA


No dia 27 de Maio foi realizada na DRE Suzano, uma reunião com os professores coordenadores da EJA. Os assuntos abordados foram:

  • Orientações para elaboração do Plano de Ensino da EJA;
  • Cadernos de Orientações para Educação de Jovens e Adultos, 
  • Repasse da Orientação Técnica EJA Mundo do Trabalho.

    Professores Coordenadores da EJA


     PCNP Edméia Tomosato direcionando as atividades 


      PCNPs Solange Maris e Edméia Tomosato direcionando as atividades 



    Professores Coordenadores da EJA


    Crédito das fotos: Gelson Rocha


    quinta-feira, 22 de maio de 2014

    Sala de Leitura e Educação Étnico–racial


    Professores da Sala de Leitura, 

    Considerando a importância do envolvimento da Sala de Leitura nas ações para educação das relações étnico-raciais, solicitamos que sejam reunidos os livros do acervo sobre a 

    temática e sinalizados nas estantes conforme segue: 
    - Cultura Afro-Brasileira e Indígena 
    - História Africana e Indígena 
    - Literatura Africana e Indígena (incluir a literatura folclórica – contos e lendas) 
    - Religiões Afro-Brasileiras 

    Solicitamos também que seja feita uma lista em excel para controle exclusivo dessa literatura informando título, autor, editora e quantidade de livros disponíveis. 

    Futuramente as planilhas das escolas serão reunidas pela Analista Sociocultural para divulgação às escolas de forma a ampliar as possibilidades de uso desse acervo. 

    Maiores esclarecimentos e orientações serão dados em reuniões e visitas da equipe. 

    Equipe responsável: 
    Supervisora: Iracema Mariano 
    PCNPs de Língua Portuguesa: Edmeia e Giane 
    Analista Sociocultural: Ana Carolina 


    Uma ação para garantir que o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena seja efetivado nas escolas.





    Nação Lei 10.639


    Nação Lei 10.639/2003
    www.youtube.com

    Reflexões pedagógicas sobre o ensino e a aprendizagem de pessoas jovens e adultas


    "Reflexões pedagógicas sobre o ensino e a aprendizagem de pessoas jovens e adultas" foi enviado em 2013 para todos os professores que ministravam aula na modalidade EJA.

    Para acessar o documento clique na imagem abaixo 




    quinta-feira, 8 de maio de 2014

    Orientação Técnica para os professores da EJA de Suzano

    No dia 29 de abril foi realizada na EE Geraldo Justiniano, uma Orientação Técnica para os professores da EJA, do município de Suzano. 


    Objetivos:
    • Apresentar o material EJA - Mundo do Trabalho; 
    • Fazer análise dos Cadernos do Professor e Cadernos do Estudante e do Livro Didático, 
    • Possibilitar a construção de conhecimentos relevantes entre jovens e adultos.


    Fotos da reunião

    Supervisora Susan Alem - orientações aos professores



    Professores da EJA de Suzanos 



    Professores da EJA de Suzano


    Supervisora Susan Alem - orientações aos professores


    Professores da EJA de Suzano


    Professores da EJA de Suzano


    Supervisora Susan Alem - orientações aos professores


    Oficina sobre os materiais da EJA


    PCNP de História coordenando oficina sobre os materiais da EJA


    PCNP de Ciências orientando professores na oficina sobre os materiais da EJA


    Oficina sobre os materiais da EJA

    Crédito fotos: Edméia Toyosato


    Agradecimento especial a equipe escolar da EE Geraldo Justiniano pela hospitalidade e acolhimento.



    Os professores que participaram do encontro serão os multiplicadores nas unidades escolares.


    Orientação Técnica para os professores da EJA de Ferraz de Vasconcelos



    No dia 30 de abril foi realizada na EE José Eduardo V. Raduan, uma Orientação Técnica para os professores da EJA, do município de Ferraz de Vasconcelos. 


    Objetivos:
    • Apresentar o material EJA - Mundo do Trabalho; 
    • Fazer análise dos Cadernos do Professor e Cadernos do Estudante e do Livro Didático, 
    • Possibilitar a construção de conhecimentos relevantes entre jovens e adultos.

    Fotos da reunião 




    Supervisora Susan Alem na abertura da reunião




    PCNP Edméia Toyosato e a A Moça Tecelã, de Marina Colaçanti



    Professores da EJA de Ferraz de Vasconcelos 




    PCNP (s) Solange Maris, Edméia Toyosato e supervisora Susan Alem 



    Edméia conduzindo dinâmica de leitura



    Supervisora Susan - orientações para os professores



    Professores da EJA de Ferraz de Vasconcelos 



    Supervisora Susan e PCNP Solange - orientações para os professores


    PCNP de História conduzindo oficina sobre análise dos materiais 



    Oficina:: Análise dos materiais 


    Oficina:: Análise dos materiais 



    Oficina:: Análise dos materiais 



    Oficina:: Análise dos materiais 

    Crédito das fotos: Edméia Toyosato e Gelson Rocha 




    Agradecimento especial a equipe escolar da EE José Eduardo Vieira Raduan pela hospitalidade e acolhimento.






    Os professores que participaram do encontro serão os multiplicadores nas unidades escolares.




    quarta-feira, 7 de maio de 2014

    INCLUSÃO DE NOME SOCIAL DE ALUNOS (AS) TRAVESTIS E TRANSEXUAIS

    DELIBERAÇÃO CEE 125/14 

    Informamos que o Conselho Estadual da Educação (CEE-SP) na 2513ª Sessão Plenária Ordinária realizada em 30 de abril de 2014 aprovou a Indicação 126/14 do Conselho Pleno e a Deliberação CEE 125/14 que dispõe sobre a inclusão de nome social nos registros escolares das instituições públicas e privadas no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo e dá outras providências (Diário Oficial do Estado, de 1º de maio de 2014). Conforme a Deliberação CEE 125/14 alunos (as) travestis e transexuais tem assegurado o reconhecimento da identidade de gênero e o direito ao tratamento digno por meio do nome social. 

    Travestis e transexuais possuem identidade de gênero distinta do sexo biológico e adotam nomes diferentes daquele registrado nas Certidões de nascimento. Entende-se por nome social aquele adotado pela pessoa, conhecido e identificado na comunidade. A identidade de gênero diz respeito ao modo como a pessoa se sente (feminina ou masculina) independente do corpo biológico, portanto se refere à experiência subjetiva que define o gênero com que cada pessoa se identifica. Além disso, muitas travestis, mulheres e homens transexuais experimentam a modificação de seus corpos através da indumentária, do corte de cabelos, modo de falar e outras expressões de gênero. 

    A Deliberação do CEE-SP é um importante marco normativo que define o reconhecimento da diversidade sexual e de gênero e impede que alunas (os) travestis e transexuais sejam discriminadas no ambiente escolar. As discriminações podem redundar em graves quadros de desinteresses pelos processos de ensino – aprendizagem e corroborar para o incremento dos índices de evasão escolar e mesmo de desinteresse pela carreira de magistério. Nesse sentido, a medida visa o enfrentamento à homofobia no contexto escolar e a promoção de qualidade da educação, pois propicia uma permanência mais justa e possível de crianças, jovens, adultos e profissionais da Educação Básica. 

    A Deliberação vem atender as medidas do Decreto Estadual nº 55.588/10 que estipula o reconhecimento da identidade de gênero e o tratamento nominal de travestis e transexuais no âmbito do Estado de São Paulo e a Lei Estadual nº 10.948/01 que dispõe sobre as penalidades a serem aplicadas à prática de discriminação em razão de orientação sexual e identidade de gênero. 

    Ns presente Informação destacamos que o reconhecimento da identidade de gênero está presente na Resolução SE nº 52 de 14 de agosto de 2013 que dispõe sobre o perfil, competências e habilidades dos profissionais da educação da rede estadual de ensino que inclui o Decreto 55.588/10 e define a necessidade do educador “compreender que vivemos em uma sociedade heterogênea e plural, onde se deve respeitar e valorizar as diferenças” destacando a promoção de uma educação de qualidade e que considera as implicações éticas e políticas dos profissionais. A Deliberação corrobora a ideia de que, no contexto democrático, as demandas de educação, são entendidas como de cidadania e, assim, provocam novos desafios para os educadores lidarem com as diferenças de gênero e de orientações sexuais. 

    A medida já vem sendo adotada pela CGRH (Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos) que desde o edital de abertura de inscrições de 26 de setembro de 2013 para Concurso Público para Professor de Educação Básica II estipulou, mediante o preenchimento e assinatura de requerimento próprio, a inclusão de nome social para as (os) candidatas (os) travestis ou transexuais.

    Conforme a Deliberação CEE 125/14 o nome social deverá ser usual na forma de tratamento das (os) alunas (os) e acompanhar os registros e documentos escolares de circulação interna. No ato de expedição do histórico escolar, do certificado e do diploma constará apenas o nome civil. Além disso, a Deliberação dá outras providências que responsabilizam as instituições de ensino em viabilizar as condições necessárias de respeito às diferenças mantendo programas educativos de enfrentamento ao preconceito e discriminação em razão da orientação sexual e de gênero. 

    A Coordenadoria de Gestão da Educação Básica por meio do Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) do Centro de Atendimento Especializado (CAESP) em parceria com a Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA) publicarão oportunamente as instruções normativas para a aplicação da Deliberação CEE 125/14 tendo em vista os procedimentos de inclusão do nome social nos registros escolares e no Sistema de Cadastro de Alunos. Conforme a Deliberação a inclusão do nome social nos registros escolares internos, em se tratando de menores de idade, deverá ser expressada pela manifestação dos pais ou responsáveis. 

    Todavia, solicitamos as Diretorias de Ensino, por meio de suas equipes técnicas, Supervisores de Ensino e PCNP interlocutores de Educação para a Diversidade Sexual e de Gênero que encaminhem esta Informação a todas as Unidades Escolares e esclareçam sobre a imediata aplicação do direito ao tratamento pelo nome social. 

    Solicitamos às DEs que acompanhem e orientem a gestão das Unidades Escolares a divulgar a medida junto aos docentes e demais funcionários dando instruções para que adotem o tratamento digno e respeitoso pelo nome social em respeito à cidadania, aos direitos humanos, à diversidade sexual e de gênero, o pluralismo e à dignidade humana. 

    Por ora, as/os alunos/as interessadas/os deverão solicitar tal medida por meio de requerimento a ser disponibilizado pela Unidade Escolar na qual a/o aluna/o esteja matriculada/o – clique aqui para acessar o modelo. 

    Informamos que o Diário Oficial de 07/05/2014 publicou notícia a respeito do assunto e que novas instruções sobre os procedimentos de cadastro serão oportunamente comunicadas.



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