segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Diretor faz diferença


O Ministério da Educação abre aqui neste espaço uma Consulta Pública para a criação de um programa de valorização de diretores de escolas públicas de educação básica municipais, estaduais e federais de todo país.

O objetivo é que alunos, pais, professores, gestores, comunidade escolar, academia, estudiosos e sociedade em geral possam apresentar suas experiências sobre o trabalho de diretores escolares e fazer propostas, sugestões e comentários.

Esta consulta ficará aberta até dia 02/03/2015. Imediatamente após o término do prazo, todas as sugestões serão sistematizadas, analisadas e servirão de base para um debate público sobre a criação do programa.





sábado, 21 de fevereiro de 2015

Formação de professores


Cursos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

De 20 de janeiro a 13 de março, professores da rede pública podem pleitear uma vaga em um dos cursos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o Parfor.

Este programa foi implementado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, do MEC, com o objetivo de oferecer aos professores em exercício da rede pública de educação básica, formação superior em cursos gratuitos, na disciplina em
que atuam em sala de aula. O Parfor foi criado para que os professores em exercício da Educação Básica tenham acesso à formação superior exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Os professores devem se cadastrar e realizar a sua pré-inscrição na Plataforma Freire, clicando aqui. (http://freire.capes.gov.br/) É preciso estar cadastrado no Educacenso de 2014, na função Docente ou Tradutor Intérprete de LIBRAS na rede pública de Educação Básica, e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria da Educação.

O candidato pode acompanhar o calendário de atividades de 2015 do programa, além de obter mais informações, aqui.http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor



terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

EJA Mundo do Trabalho 2015


Prezado(a) professor(a),

Iniciamos os trabalhos deste ano na Sala dos Professores do Programa EJA – Mundo do Trabalho!

Estão mantidos os fóruns sobre Princípios metodológicos, Materiais do Programa, Caderno do Professor, Vídeos do Programa, Disciplinas, Heterogeneidade etária em sala de aula e Dicas de filmes.

Foi incluído um novo fórum mural de troca de relatos sobre a educação de jovens e adultos, onde você poderá colocar fotos, textos de sua autoria e relatos de experiências na EJA em sua escola e cidade. 

Neste novo espaço, você poderá postar até 3 arquivos anexos de 10MB em cada postagem e você, também, poderá comentar a experiência de um de seus colegas.

Caso queira, você poderá entrar em contato diretamente com um de seus colegas, para isso basta acessar o email dele clicando em seu perfil.

Compartilhe suas experiências!

Atenciosamente,

Equipe do Programa EJA – Mundo do Trabalho



npdera.blogspot.com



terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Solicitação do uso de nome social




As aulas na rede estadual de ensino começam na próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro, e já no início do ano letivo alunos e professores travestis e transexuais têm direito a utilizar o nome social em sua escola. A ação faz parte da política de inclusão e respeito à diversidade da Educação e os interessados na alteração já podem fazer o pedido de mudança.

O projeto de adoção do nome social foi instituído no ano passado e prevê a inclusão do prenome em listas de chamada e diários de classe. LEIA MAIS.






segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Opções de avaliações e cursos para conclusão dos estudos de jovens e adultos



Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de terminar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade correta podem conquistar o certificado de conclusão dessas etapas da escolaridade por meio de diversos cursos e avaliações.

Entre eles estão o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). LEIA MAIS


http://www.educacao.sp.gov.br/educacao-jovens-adultos





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...