quinta-feira, 26 de março de 2015

Livro de poesia feito por alunos da EJA ganha repercussão internacional


O professor de Língua Portuguesa Marcos Ota é o responsável por revelar talentos da literatura na E.E. Professor Alceu Guerner, localizada no extremo leste da capital paulista.

A ideia surgiu quando o educador criou um projeto para estimular a produção de poesias entre os estudantes da modalidade de Educação para Jovens e Adultos. LEIA MAIS.
 







quarta-feira, 25 de março de 2015

CURSO: “ESTUDAR: COMO SE APRENDE?”

PROGRAMA EJA MUNDO DO TRABALHO

Conforme apresentado na videoconferência realizada no dia 19 de março, a partir de agora os alunos matriculados na EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais poderá contar com mais uma ferramenta do Programa EJA - Mundo do Trabalho. Além dos Cadernos do Estudante e os vídeos de apoio, está disponível no site do Programa a plataforma Professor On-Line, que tem como objetivo oferecer orientações de estudo aos alunos sobre dúvidas relativas ao conteúdo do material impresso e, desta forma, contribuir com o seu aprendizado.

Para acessar a ferramenta, o aluno deverá seguir as instruções apresentadas no vídeo "Tutorial Professor On-Line - Parte I - Primeiro acesso do aluno", 

O curso “Estudar: Como se Aprende?”, oferecido em modalidade à distância, pretende discutir práticas de orientação de estudos no contexto dos materiais, ferramentas e ações do Programa EJA - Mundo do Trabalho, sobretudo com o uso da ferramenta Professor On-line,
disponível aos estudantes.

Objetivos específicos do curso:
 Convidar os participantes a retomarem os pressupostos e princípios do Programa EJA – Mundo do Trabalho, com foco nos procedimentos de estudo;

 Convidar os participantes a refletir sobre:
 Possibilidades que os instrumentos da tecnologia podem oferecer para a aprendizagem e a apropriação de diversos procedimentos de estudo;
 A importância de ensinar e aprender a identificar e registrar dúvidas, problematizações e comentários quando se estuda;
 A natureza e as possibilidades de uso da ferramenta Professor On-line;
 Estratégias de uso da ferramenta Professor On-line nas diferentes áreas e disciplinas do Programa.

Público-alvo: Professores com aulas atribuídas na Ensino Fundamental - Anos Finais da EJA, CEEJA e Educação nas Prisões As vagas são limitadas e serão validadas por ordem de cadastramento. Após concluídas as inscrições dos professores, as vagas remanescentes serão disponibilizadas para PC e PCNP.

Informações sobre o curso:

 Início previsto: 02 de abril de 2015;

 Duração e carga horária: 9 semanas / 30 horas;

 Certificação: aos que realizarem 75% das atividades propostas.

 Período de inscrição do curso: As inscrições deverão ser realizadas no período de 23 a 30 de março de 2015, no site EJA Mundo do Trabalho. Clique no botão “Curso Estudar: como se aprende? Inscrições aqui”. 

Atenção: As inscrições são por adesão e devem ser realizadas até 5 de abril de 2015! A chave de acesso para os professores da SEE-SP é: EJAESTADUAL.







domingo, 22 de março de 2015

Como aprendem as pessoas jovens e adultas?




(Na Intranet selecionar: CGEB e Educação de Jovens e Adultos)





O documento se divide em duas partes:


Parte I – “Como aprendem as pessoas jovens e adultas?”, destacam-se alguns conceitos-chave relacionados às principais características dos estudantes jovens e adultos. São definidas as variáveis individuais de seu desenvolvimento que auxiliam os professores nas decisões sobre a organização do trabalho pedagógico para EJA. Para situar a demanda atendida atualmente, um breve histórico dos estudos iniciais sobre adultos, com destaque para os estudos andragógicos de Malcolm Knowles, será considerado. Isso justifica as razões pelas quais em EJA as abordagens ainda são pedagógicas. Entretanto, os pressupostos da andragogia, desde a avaliação diagnóstica sobre as aprendizagens dos alunos em escolaridade anterior até as questões relativas ao processo de avaliação, auxiliam a lidar com os jovens ou com a juventude, na exploração dos aspectos mais positivos envolvidos em sua interface.

Parte II – “Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades de ensino?”, são abordadas as relações entre os fatores responsáveis nas aprendizagens dos jovens e adultos e a organização do trabalho pedagógico. São identificadas estratégias que contribuem para a articulação mais interdisciplinar entre as dimensões de desenvolvimento cognitivo, sob enfoque globalizador, previstas nos documentos legais e nos recursos didáticos disponíveis nas escolas.






Reflexões pedagógicas sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas. Secretaria da Educação, Centro de Educação de Jovens e Adultos. Stela C. Bertholo Piconez – São Paulo, 2013.


quinta-feira, 19 de março de 2015

Plataforma Professor On-Line: EJA - Mundo do Trabalho



Videoconferência - Plataforma Professor On-Line: EJA - Mundo do Trabalho 


Data: 19/03/2015 (QUINTA-FEIRA) 

Horário: das 15h 30 min. às 17h 30 min. 

Objetivo: 
Orientar as Diretorias de Ensino e Escolas que oferecem EJA nos anos finais do Ensino Fundamental quanto à utilização da Plataforma Professor On-Line e divulgação do Curso "Estudar: Como se aprende - referentes ao Programa EJA - Mundo do Trabalho.


POR STREAMING

Videoconferência pelo site da Rede do Saber 

Com interação pelo e-mail: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br

















sexta-feira, 13 de março de 2015

Diversidade e Inclusão –



O amor não tem rótulos


O amor não tem gênero.

O amor não tem raça.

O amor não tem deficiência.

O amor não tem idade.

O amor não tem religião.

O amor não tem rótulos!

(Diversity & Inclusion – Love Has No Labels)




Diversity & Inclusion – Love Has No Labels
www.youtube.com




Coleção Grandes pensadores

Grandes pensadores

Biografia e pensamento de educadores que fizeram história, da Grécia Antiga aos dias de hoje, organizados por ordem alfabética de sobrenome.

quarta-feira, 4 de março de 2015

7º Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero

A Diretoria de Ensino da Região de Suzano divulga o 7º Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero: experiências de promoção da igualdade em ambiente escolar
O “Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero: experiências de promoção da igualdade em ambiente escolar” tem como objetivo identificar, apoiar e difundir boas práticas pedagógicas e de gestão escolar comprometidas com o reconhecimento, valorização e promoção da diversidade étnico-racial e de gênero.
O Processo Afirmativo destinado à Educação Escolar Quilombola e a Abordagem de Gênero são grandes novidades do 7º Premio Educar para a Igualdade Racial, realizado pelo CEERT- Centro de Estudos das Relações de trabalho e desigualdades, oportuniza a socialização e pode premiar os projetos (vide regulamento) desenvolvidos nas unidades escolares com essas temáticas, não perca essa oportunidade!

Maiores informações e inscrições

Comissão ERER
Projeto Prevenção Também se Ensina



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