terça-feira, 17 de maio de 2016

Enquete: Base Nacional Comum Curricular

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quinta-feira, 12 de maio de 2016

Curso: Trajetórias revisitadas na EJA


Público Alvo: educadores

Coordenação Geral: Sonia London
Coordenação do curso online: Lia Cristina Lotito Paraventi
Formador: Marcia Trezza
Carga Horária: 30h

Curso voltado para a formação de educadores que atuam na EJA e queiram valorizar a cultura e os saberes do público atendido, humanizar as relações e aprender com a história local.

Com a utilização da metodologia de captação e registro da história oral é possível criar oportunidades de aprendizagem por meio da história pessoal do aluno, da realidade local e de produção de textos biográficos, possibilitando assim que o educador da EJA e a escola conheçam melhor e registrem a visão de mundo, os valores e saberes de seus alunos, de moradores ou de grupos específicos que pretendam destacar.

Objetivos

- Introduzir conceitos de história e memória e disseminar a metodologia da Tecnologia Social da Memória;

- Promover a autoria e o protagonismo de professores e alunos da EJA;

- Articular pessoas e grupos por meio do registro e da difusão de suas histórias de vida;

- Contribuir para a melhoria das expressões oral e escrita dos alunos da EJA;

- Criar oportunidades de aprendizagem por meio da história pessoal do aluno, da realidade local e da produção de textos biográficos.

Conteúdo programático

Tecnologia Social da Memória – do que estamos falando?

Conhecendo o Museu da Pessoa

Linha do tempo individual

História Pessoal / Autobiografia

Publicação de acervo fotográfico, áudio, vídeo, digital.

Metodologia

A Tecnologia Social da Memória utiliza estratégias que facilitam a apropriação dos conceitos e metodologia de registro de histórias; ferramentas de comunicação e inserção de conteúdos nos diferentes ambientes na plataforma EducaPx; atividades de inserção de histórias, criação de coleções no portal Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net/contesuahistoria) e o uso das histórias de vida disponíveis em seu acervo.

Orientação de atividades práticas a serem desenvolvidas pelos participantes e de propostas de aplicação da metodologia vivenciada com alunos ou grupos de interesse.

O curso é assíncrono. As devolutivas do formador ou do mediador são individuais e/ou em grupo.

A mediação, a avaliação das atividades e a participação dos alunos são realizadas pelo formador por meio dos registros efetuados nos diferentes ambientes do curso, pela entrega das produções indicadas em cada atividade e na página destinada a cada participante.

Todo participante ao realizar o primeiro acesso recebe uma página onde é possível registrar todas as suas atividades e criar sua própria biblioteca de arquivos, imagens, vídeos, áudios, links.

Certificação

A certificação expedida pelo Museu da Pessoa aos participantes é referente à totalidade do curso desde que sejam cumpridas satisfatoriamente todas as atividades propostas.


Custo por aluno R$ 300,00 

Inscrições abertas de 03/05/2016 a 22/05/2016.

Período de realização do curso de 24/05/2016 a 30/06/2016.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

Contatos:


Site do curso: museudapessoa.educapx.com 



terça-feira, 3 de maio de 2016

Reunião de Trabalho com Gestores da EJA



1. Proposta de Discussão:
  • Quais os documentos que embasam o trabalho do professor em sala de aula?
  • Qual orientação utilizada para elaboração do Plano de Ensino da EJA?
  • Quais os materiais recomendados para o trabalho do professor?

2. Análise do documento “Concepção Metodológica” 

  • Afinal, transmite-se ou se constrói conhecimento?
  • Quais os princípios organizadores? 
  • Quais os procedimentos metodológicos que devem ser considerados?

3. Análise do documento “Reflexões pedagógicas sobre o ensino e aprendizagem de pessoas jovens e adultas.” 

  • Como aprendem as pessoas jovens e adultas? (Andragogia) 
  • Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades de ensino?

4. Acompanhamento 

Nas ATPCs há momentos para discutir assuntos do segmento da EJA




26/04/2016 (Suzano) 














28/04/2016 (Ferraz de Vasconcelos)











Referências (EJA)









Referenciais 

São Paulo. Centro de Educação de Jovens e Adultos. Reflexões pedagógicas sobre o ensino e aprendizagem de pessoas jovens e adultas / Secretaria da Educação , Centro de Educação de Jovens e Adultos ; [elaborado por] Stela C. Bertholo Piconez. – São Paulo : SE, 2013. 

Concepção e proposta metodológica da EJA. Ensino Fundamental. São Paulo: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT). 21

Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Mundo do Trabalho: Geografia, História e Trabalho: 9o ano/4o termo do Ensino Fundamental. São Paulo: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), 2013.

Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Mundo do Trabalho: Arte, Inglês e Língua Portuguesa: 9o ano/4o termo do Ensino Fundamental. São Paulo: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), 2013.

Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Mundo do Trabalho: Ciências e Matemática: 8o ano/3o termo do Ensino Fundamental. São Paulo: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT)





segunda-feira, 2 de maio de 2016

Afetividade e Letramento na Educação de Jovens e Adultos


(...) Se a escrita é definida pelo seu caráter simbólico, então é necessário que os alunos entrem em contato com a escrita real, presente no ambiente social; ou seja, a escrita a ser apresentada aos alunos, crianças e adultos, não pode ser falsa, existindo apenas no interior da escola, sem a possibilidade de construção de significados por parte do leitor.

(Afetividade e Letramento na Educação de Jovens e Adultos, pg. 33)







O que, afinal, os jovens e adultos leem e escrevem quando voltam à sala de aula, em busca de oportunidades de aprendizagem?

Estarão essas experiências correspondendo às suas necessidades e, principalmente, às suas potencialidades como leitores, trabalhadores e cidadãos?

Que práticas educativas podem transformar as condições de letramento desses alunos jovens e adultos, ou seja, tanto aumentar e inovar habilidades de leitura e escrita quanto suas disposições para utilizar taishabilidades na vida cotidiana?

Afetividade e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. Sérgio Antonio da Silva Leite, pg 115





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