EJA
nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Constituem
referenciais básicos para o Planejamento Escolar em EJA:
a) O Currículo Oficial do
Estado de São Paulo para as áreas do conhecimento.
b) Os materiais pedagógicos
disponíveis nas escolas para o desenvolvimento do trabalho de alunos e
professores.
O
planejamento para a organização do trabalho pedagógico na EJA deverá
considerar:
I.
Além dos mesmos princípios enfatizados no Currículo Oficial, os conteúdos das sequências
didáticas selecionados para a EJA em cada disciplina, que definem os temas e as
respectivas competências e habilidades a serem desenvolvidas. Lembramos que essa
seleção foi elaborada tendo em vista a organização semestral dos cursos de EJA
e os interesses dos alunos desta modalidade de ensino. Os critérios que
nortearam a seleção de conteúdos e de atividades para a EJA encontram-se na
apresentação do caderno de orientações para o professor da EJA de cada
disciplina do currículo.
II.
O quadro-resumo das situações de aprendizagem e atividades sugeridas para cada disciplina
do currículo, em cada termo e nível de ensino. Esse quadro-resumo deverá nortear
não apenas a utilização do material do currículo na EJA, mas também a utilização
de quaisquer outros materiais didático-pedagógicos disponíveis nas escolas, inclusive
os livros do PNLDEJA. Esses quadros são encontrados ao final dos conteúdos de
cada termo do caderno de orientações para o professor da EJA de cada disciplina
do currículo.
Fonte: Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Planejamento Escolar 2012 - EJA
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EJA (página 99 do manual)
PLANEJAMENTO ESCOLAR EJA 2011
CURRÍCULO DE LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
CURRÍCULO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
CURRÍCULO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Critérios de
organização das Orientações para o Professor de EJA
Ao preparar suas
aulas para a EJA, tenha em mãos, além deste material (Caderno de Orientações para o professor), os Cadernos do Professor e
os Cadernos do Aluno.
Nestas Orientações,
você encontrará, primeiramente, a síntese do enfoque temático de cada termo.
Para cada um deles, são sugeridas Situações de Aprendizagem dos Cadernos do
Aluno (volumes 1, 2, 3 e 4), que podem apoiar o desenvolvimento de suas aulas.
As atividades sugeridas são acompanhadas de orientações que ora remetem aos
procedimentos explicitados no Caderno do Professor, ora propõem procedimentos
alternativos para sua implementação, levando em conta as especificidades da
EJA.
Ao término das
orientações sobre o termo, você encontrará, na seção “Para saber mais”, uma síntese
de referências, com indicações de livros, filmes, sites etc., e um
quadro-resumo que poderá ajudá-lo a mapear, rapidamente, quais são as Situações
de Aprendizagem e respectivas seções sugeridas.
Como estas
Orientações tomaram, prioritariamente, o Caderno do Aluno como referência
visual e estrutural, sempre que possível, foram mantidos os nomes das Situações
de Aprendizagem e de suas seções, com ícones que o ajudarão a localizar as
atividades sugeridas.
Em alguns casos,
optou-se por alterar o desenvolvimento de uma atividade: por exemplo, uma “Lição
de casa”, no Caderno do Aluno, pode ser indicada como atividade para a sala de
aula; ou, uma “Pesquisa individual”, que buscaria informações imprescindíveis
para o desenvolvimento da Situação de Aprendizagem, pode, devido ao pouco tempo
disponível, ser roteirizada em forma de aula expositiva. Nesses casos, o título
dessas seções foi mantido, com a sinalização: “modificada”.
Como já mencionado,
faz-se referência ao Caderno do Professor, seja para a indicação de
aprofundamentos teórico-metodológicos, seja para a indicação de respostas aos
exercícios propostos. Esses casos são sinalizados por um ícone especial: “ver
caderno do professor”.
Educação de Jovens e
Adultos. Caderno de Orientações para o professor – Ensino Fundamental. Ciências
Humanas e suas Tecnologias – História, pg 10 e 11.
Veja também:
- Orientações da CENP para EJA (2011)
Versão on-line dos Cadernos de Orientações para os professores da EJA - Entrar em contato com os PCNP (s) de História e Ciências da Diretoria de Ensino - Região Suzano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário