sábado, 29 de março de 2014

Pedagogia por Situação Problema



Nesse programa, LINO DE MACEDO fala de situação-problema, como forma e recurso de avaliação, desenvolvimento de competências e aprendizagem escolar. Viver, segundo Lino, sempre foi uma situação-problema. Mas, o que é uma situação-problema para a educação formal? Ele esclarece: É uma situação didática na qual se propõe ao sujeito uma tarefa que ele não pode realizar sem efetuar uma aprendizagem precisa.



Educação Continuada - Situação Problema (I)

segunda-feira, 24 de março de 2014

Excursão dos alunos da EJA ao Teatro Contadores de Mentira


EE JACQUES YVES COUSTEAU


Clique na imagem abaixo para ver fotos no teatro



http://escolajacques.blogspot.com.br/2014/03/excursao-ao-teatro-contadores-de.html



CADERNOS DO PROFESSOR E DO ALUNO



PROGRAMA SÃO PAULO FAZ ESCOLA

Olá Professor!

Agora os cadernos do programa São Paulo Faz Escola estão disponíveis na Intranet!

Lá você poderá fazer o download dos seguintes materiais:

- Cadernos do Aluno,

- Cadernos do Professor,

Para isso é só ir à pasta “Biblioteca” da página da CGEB ou acessar o link:http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/portal/site/Intranet/biblioteca_CGEB/

Se preferir, você pode acessar esse material na Secretaria Digital, por meio do https://sed.educacao.sp.gov.br/


Na Intranet Espaço do Servidor, você confere o passo a passo para obter os cadernos, caso opte por fazer o download pela Secretaria Digital.

Equipe Intranet

www.educacao.sp.gov.br



sexta-feira, 21 de março de 2014

Jovens e adultos já podem se inscrever no Encceja 2014


Confira em nosso Portal como participar do Encceja. exame é destinado a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de finalizar os estudos na idade apropriada: http://bit.ly/1iV2mMQ




Crédito: www.facebook.com/EducaSP

quinta-feira, 13 de março de 2014

Como lidar com o tempo escasso na EJA


A questão do tempo deve ser o assunto que mais preocupa alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos.

No nosso sistema educacional, a duração da EJA é exatamente a metade da do ensino regular. Cada ano do sistema convencional corresponde a um semestre na EJA.

Isso significa que todos os aprendizados que os estudantes do ensino regular conquistam em um ano têm que ser alcançados por nossos alunos em apenas seis meses. O Ensino Fundamental, que é percorrido normalmente em nove anos, deveria ser concluído por nossos alunos em quatro anos e meio. Nesse período, o aluno deveria alfabetizar-se, aprender procedimentos matemáticos fundamentais, apropriar-se de uma variedade de conteúdos de História, Geografia, Ciências…MAIS


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/eja/2014/02/26/como-lidar-com-o-tempo-escasso-na-eja/

Dicas para um professor novato na EJA



Para a maioria dos professores, dar aulas na Educação de Jovens e Adultos acontece “meio sem querer” na carreira. No período de atribuições de aulas, é comum que alguns professores não consigam completar a carga horária, como dizemos no jargão das escolas. E aí, aparecem as aulas de EJA para fechar melhor o horário do professor.

Foi esse o seu caso? Para mim, foi uma opção, mas conheço professores que iniciaram “meio sem querer” e depois se tornaram excelentes docentes da EJA.

Muitas vezes, o professor novato nessa modalidade de ensino costuma se preparar da mesma maneira como faz para o ensino regular. E então podem aparecer muitas surpresas. MAIS







Orientação Técnica - EJA Mundo do Trabalho








ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO 2014



Informamos que a escolha dos livros didáticos destinados aos alunos e professores das escolas públicas de ensino fundamental e médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, para o triênio 2014-2016, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos – PNLD EJA 2014 será realizada no mês de abril de 2014. 

Obras aprovadas no 2º segmento (Anos Finais do Ensino Fundamental):
027EJA2014 - Alcance EJA, Editora Positivo; 
022EJA2014 - Caminhar E Transformar, Editora FTD ; 
004EJA2014 - EJA Moderna, Editora Moderna; 
014EJA2014 - Saberes Da Vida, Saberes Da Escola, Editora Ática; 
035EJA2014 - Tempo De Aprender, IBEP-Instituto Brasileiro De Edições Pedagógicas; e 
033EJA2014 - Viver, Aprender, Global Editora E Distribuidora. 

Para a EJA - Ensino Médio foi aprovado pelo MEC apenas uma coleção.




CEFAF/CEJA 



terça-feira, 11 de março de 2014

Desmotivação e evasão: o que fazer para incentivar jovens e adultos?


A evasão dos alunos é um problema grave na Educação de Jovens e Adultos em todo o país. Já ouvi muitos casos de classes que começam o ano com 30 alunos e, já no final do primeiro semestre, estão com metade das carteiras vazias.

Acho que todos nós concordamos que muitos dos fatores que levam nossos alunos a abandonarem os estudos estão fora do nosso controle. No entanto, há vários aspectos em que podemos ajudar. A seguir, listo alguns pontos que, em minha opinião, podem motivar os estudantes a permanecerem na escola.LEIA MAIS 


Turma de EJA no Colégio Santa Cruz, em São Paulo (Foto: Marina Piedade)


Indicação: PCNP Marinete


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/eja/


sábado, 8 de março de 2014

Orientações para o Planejamento da EJA 2014


EJA nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio



As equipes pedagógicas das Diretorias de Ensino e das Unidades Escolares devem considerar alguns princípios para reflexão e discussão que devem nortear a organização do Planejamento Escolar da EJA para 2014.



Além disso, para responder ao desafio do trabalho com a EJA, sobretudo em relação ao tempo de duração do curso, é necessário que o plano de curso:

 Seja bem articulado, composto por conteúdos curriculares e temáticos pertinentes aos alunos jovens e adultos;

 Traga uma proposta interdisciplinar a fim de articular os conhecimentos das diversas áreas que compõem o currículo;

 Contemple as habilidades essenciais que possibilitem aos alunos o prosseguimento dos estudos;

 Proponha situações de aprendizagem que privilegiem o protagonismo e a argumentação na construção de seu aprendizado.

A) O Currículo Oficial do Estado de São Paulo para as áreas do conhecimento: Assim como na modalidade regular, o Currículo do Estado de São Paulo para todas as disciplinas é o fundamento do trabalho educacional, prevendo competências, habilidades e conteúdos imprescindíveis para a formação do indivíduo.

Caderno do Professor e do Aluno é o conjunto de material organizado a partir do Currículo do Estado de São Paulo, produzido especialmente para professores e alunos do Ensino Fundamental - anos finais e do Ensino Médio, nos quais são apresentadas Situações de Aprendizagem para orientar o trabalho do professor no ensino dos conteúdos disciplinares específicos, visando ao desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a aprendizagem dos alunos. A utilização desse material pelos alunos da EJA requer do professor um planejamento criterioso em relação à seleção e adequação das atividades propostas nos Cadernos, de forma a "assegurar o tempo e as estratégias apropriadas para que esses alunos possam exercitar a compreensão dos objetos de conhecimento devidamente contextualizados com a vida imediata, sem perder de vista a pluralidade e a diversidade daqueles que buscam a escolarização por meio da EJA".

B) EJA Mundo do Trabalho: Caderno do Professor, Caderno do Estudante e Conjunto de DVD: A Secretaria de Estado da Educação, para apoiar o processo de ensino e aprendizagem na EJA, firmou, em 2011, um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia para aquisição do material didático-pedagógico “EJA – Mundo do Trabalho”, cuja entrega está sendo realizada, desde 2013, nas Diretorias de Ensino para atender a todas as escolas estaduais que mantêm classes de EJA nos anos finais do Ensino Fundamental.
Esse material foi concebido para atender às especificidades e vivências dos alunos da EJA, oferecendo conteúdos temáticos que dialogam diretamente com o mundo do trabalho. Produzido para uso em sala de aula, é composto por Caderno do Professor, Caderno do Estudante e estojo contendo 03 DVD, organizados a partir dos temas que integram os Cadernos e que estão articulados com o conteúdo apresentado nas unidades de ensino. Com este conjunto de material, o professor terá a possibilidade de planejar, organizar e dinamizar as atividades desenvolvidas em sala de aula, propiciando, assim, estudo e aprendizagem mais significativa.
Além do material impresso, o professor que atua nas classes de EJA de presença obrigatória - Ensino Fundamental - Anos Finais poderá ter acesso, por meio de cadastro, ao material eletrônico, vídeos e à Sala do Professor, disponíveis no site do Programa. http://www.ejamundodotrabalho.sp.gov.br/ 

C) Materiais didático-pedagógicos complementares: Nas escolas há uma variedade de materiais e recursos didático-pedagógicos à disposição do professor e do aluno para complementar e enriquecer o processo de ensino e aprendizagem e contribuir na seleção de temas e atividades que possam atender melhor às necessidades e interesses dos alunos da EJA, de acordo com os objetivos pedagógicos propostos nos planos de trabalho de cada professor. Alguns exemplos: PNLD - EJA - Ensino Fundamental e Ensino Médio: No mês de março deste ano, haverá escolha do livro didático para o triênio 2014-2016, produzido especialmente para alunos do Ensino Fundamental - Anos finais e do Ensino Médio. As orientações para escolha do livro didático serão apresentadas, por meio de videoconferência, pela equipe do CEJA em parceria com a equipe do Programa de Livros.

Reflexões Pedagógicas sobre o ensino e aprendizagem de pessoas jovens e adultas: Esse documento tem a finalidade de subsidiar os profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos, apresentando algumas fundamentações teóricas e reflexões acerca do contexto em que se realiza a aprendizagem de pessoas jovens e adultas. Com isso, "tem-se a expectativa de que os gestores e professores fundamentem suas orientações na direção de projetos que beneficiem o desenvolvimento dos saberes pedagógicos requeridos pelo processo de aperfeiçoamento profissional contínuo do corpo docente que atua no segmento de EJA". Portanto, sugerimos que os temas propostos neste Caderno possam compor a pauta de discussões e reflexões no Planejamento Escolar e nas demais reuniões pedagógicas ao longo do ano letivo (ATPC).

D) Programas e Projetos: Os Projetos e Programas desenvolvidos pela SEE têm como principal objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas estaduais. Desta forma, é importante a divulgação e efetiva adesão a eles, estimulando a participação de professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos, a fim de que possam usufruir dos recursos materiais e intelectuais oferecidos por essas ações.

Cultura é Currículo: Projeto “O Cinema vai à escola”; Projeto “Lugares de Aprender: A Escola sai da Escola”; Projeto “Escola em Cena”. http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/programa.aspx

Programa Sala de Leitura: Programa que oferece a alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da EJA (presença obrigatória e presença flexível) um ambiente com rico acervo de livros e periódicos, com o propósito de incentivar a prática de leitura e o desenvolvimento de atividades, construídas especialmente para atender ao perfil e aos Apoio ao Saber: Composto por um kit literário (três títulos cada), distribuído aos alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio e da EJA, com o objetivo de incentivar a leitura de obras consagradas da literatura brasileira e universal. 
http://leiturasnaescola.fde.sp.gov.br/2012/PagesPublic/Default.aspx

EVESP - Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de SP: A EVESP oferece programas educacionais regulares, especiais e de capacitação em situações que requeiram atendimento a necessidades de grupos específicos da população. Sob supervisão pedagógica da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), desenvolve programas e cursos de acordo com as diretrizes curriculares. Dentre estes curso destacamos, para os alunos da EJA: Cursinho Pré-Universitário Online; Inglês Online ; Espanhol Online. http://www.educacao.sp.gov.br/portal/projetos/evesp

Programa Vence – Integrado: Programa destinado aos alunos da EJA - Ensino Médio e tem como objetivo oferecer cursos técnicos, em parceria com o Centro Paula Souza, nas áreas de Informática, Administração e Contabilidade, possibilitando uma formação profissional que possa aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho. Neste ano de 2014, o projeto atenderá, inicialmente, a duas unidades escolares que mantêm classes de EJA - Ensino Médio.

Orientações para o Planejamento Escolar 2014, pg. 125 -128



PNLD EJA 2014


PNLD EJA 2014



www.fnde.gov.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...