sábado, 25 de fevereiro de 2017

Plano de Ensino da EJA


Professores da EJA, 

Para elaboração do Plano de Ensino da modalidade, indicamos o Quadro Resumo que pode ser encontrado no final do Caderno do Professor - Orientações para o professor da EJA - de todas as disciplinas.

Disponibilizamos no Drive, os Cadernos da EJA de todas as disciplinas. Os professores coordenadores (das escolas estaduais de Suzano e Ferraz de Vasconcelos) têm acesso ao Drive. 

Se você não possui o Caderno de Orientações da EJA de sua disciplina, converse com o PC da sua escola.



Quadro Resumo 




Comissão da EJA Suzano 




sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

"EJA em cheque - Desafios das políticas de Educação de Jovens e Adultos no século XXI"


"EJA em cheque - Desafios das políticas de Educação de Jovens e Adultos no século XXI" é o livro da ONG Ação Educativa que reúne cinco pesquisas baseadas em dados do INEP-MEC. A professora Maria Clara di Pierro (FE-USP), autora de umas delas, explica os pontos fundamentais dos estudos, destacando a necessidade de formalizar e de se dar mais atenção a essa modalidade de educação. Ao analisar o impacto da inclusão da EJA no FUNDEB no Estado de São Paulo, ela encontrou dificuldades para quantificar o investimento do governo, pois são as mesmas escolas e professores que atendem crianças e adultos. O custo, muitas vezes, fica diluído. Maria Clara di Pierro conversou com os jornalistas Cássia Godoy e Fábio Eitelberg.












Ensino Superior: Formação de professores para EJA


Um debate sobre a formação de professores para a Educação de Jovens a Edultos, a EJA, entre a professora Silmara de Campos, que faz parte do grupo de estudos e pesquisas em educação de jovens e adultos da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas, a Unicamp e o professor Nonato Assis de Miranda que é coordenador do curso de pedagogia da Universidade Paulista, a Unip. O programa tem como ponto de partida uma entrevista feita no programa Educação Brasileira,da Univesp TV, que ouviu a professora da Faculdade de Educação da USP, Maria Clara Di Pierro, sobre a pesquisa que apresentou no livro A EJA em Xeque, lançado recentemente. Segundo ela, as faculdades de pedagogia não estão preparando os professores como deveriam.









terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Os desafios da Educação de Jovens e Adultos


A formação dos profissionais que trabalham na EJA, o respeito às especificidades da modalidade de ensino, as políticas específicas vigentes para a EJA e ainda e contexto social e cultural dos alunos estão entre os temas que permearam o debate com especialistas.

Participaram do debate Geraldo Leôncio Soares, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Jane Paiva, professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Maria Clara di Pierro, professora da Universidade de São Paulo e especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA).









sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Escolas Plugadas


O programa Escolas Plugadas é uma nova iniciativa da Fundação Lemann que tem por objetivo conectar educadores da rede pública de ensino a empreendedores do setor de tecnologias educacionais.

Com essa integração, esperamos facilitar a identificação, a implementação e o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais de alta qualidade para as escolas brasileiras.

Selecionaremos equipes formadas por 2 a 6 professores de uma mesma escola que lecionam a mesma disciplina e/ou compartilhem a mesma etapa de ensino (por exemplo: todos ensinam matemática ou todos ensinam para o 6º ano), além de demonstrarem interesse em avaliar uma mesma tecnologia educacional em suas aulas durante o primeiro semestre letivo de 2017. Para se prepararem, os professores também receberão formação em Ensino Híbrido. MAIS 

As tecnologias educacionais a serem avaliadas pelos professores participantes estão sendo selecionadas pela Fundação Lemann.

Nesse momento, o Escolas Plugadas selecionará equipes de escolas localizadas em São Paulo e redondezas (até 100km)





quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Curso de Pós-graduação para professores da EJA


Oferecido pelo Centro Paula Souza, para Professores que Atuam na Educação de Jovens e Adultos

 ATENÇÃO: Esta informação destina-se a todas as Diretorias de Ensino, que oferecem cursos presenciais da EJA, CEEJA e EJA nas unidades do Programa Educação nas Prisões Comunicamos que o Centro Paula Souza está com inscrições abertas, até 09/02/17, para o curso de pós-graduação “ Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos”, com carga horária total de 200 horas, sendo 160h a distância e 40h presenciais. 
O curso é gratuito e se destina a docentes que atuam em instituições públicas no estado de São Paulo e que oferecem esta modalidade de ensino. Serão oferecidas 160 vagas. Informamos que o certificado não será considerado para fins de evolução funcional no sistema estadual de ensino.



Mais informações, favor consultar o edital do curso no link abaixo: http://www.cpscetec.com.br/posacademica/inscricao/jovenseadultos/



sábado, 4 de fevereiro de 2017

Ensino Hibrido


(...) Uma opção atraente para se organizar propostas de ensino com os alunos, envolvendo o uso da tecnologia, é o Ensino Híbrido, que ganha destaque como metodologia que prevê uma revisão no tempo e no espaço escolar a favor da personalização e da pluralidade do aprendizado. Tem como um dos principais objetivos evitar a fragmentação do conhecimento e para isso sugere-se que sejam utilizados simultaneamente espaços, tempos, recursos e metodologias diversos.  MAIS









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...