Orientações
EJA - Ensino Fundamental anos Finais e Ensino Médio
Para o segmento de EJA – Educação de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental II e Ensino Médio é importante observar que, muitos alunos oriundos do primeiro semestre, estarão iniciando um novo termo e, outros, iniciarão o 1º Termo e, portanto, há necessidade de Planejamento / Replanejamento das ações para atender às necessidades de estudo desse público nessa nova etapa, considerando as competências e habilidades já desenvolvidas até este momento e, ao mesmo tempo, selecionando e organizando os conteúdos essenciais para a continuidade dos estudos, sem desconsiderar o perfil diferenciado desse alunado.
Pensando nessas especificidades, apresentamos algumas sugestões para o encaminhamento de reflexões da Equipe Gestora e Corpo Docente sobre o Planejamento/Replanejamento do 2º semestre na modalidade de EJA:
Perfil dos alunos: idade, características sócio-econômicas, motivos do retorno aos estudos etc. Os alunos são jovens e adultos que já trazem informações e diferentes experiências de vida, portanto, esse perfil deverá ser considerado no planejamento e organização do plano de trabalho.
Aprendizagem significativa: conteúdos relevantes para os alunos, assuntos da atualidade e questões do mundo do trabalho devem ser contemplados em sala de aula, por meio de estratégias que apresentem atividades mobilizadoras, como trabalhos individuais e em equipe; debates; projetos e estudos interdisciplinares etc.
Tempo de ensino e de aprendizagem previstos para essa modalidade de ensino (semestral) requer do professor um planejamento que contemple os conteúdos, as competências e habilidades essenciais de cada componente curricular, levando-se em conta a semestralidade dos termos.
Materiais sugeridos para consulta:
- Caderno de Orientações para o Professor da EJA:
Analisar os recortes que foram apontados como sugestões de atividades e, caso necessário, fazer as devidas adequações.
Analisar os recortes que foram apontados como sugestões de atividades e, caso necessário, fazer as devidas adequações.
Coleção de DVDs disponível no acervo das escolas, contendo temas das várias áreas do conhecimento, para subsidiar o professor no planejamento e organização de suas atividades em sala de aula.
Quais conteúdos podem ser articulados com o Currículo do Estado de São Paulo e com os Cadernos de Orientações para o Professor da EJA?
- Livros paradidáticos do acervo escolar; jornais e revistas da Sala de Leitura;
- Práticas Pedagógicas de Língua Portuguesa e Matemática que apresentam sugestões de sequência de atividades para subsidiar os estudos referentes aos conteúdos curriculares de leitura, escrita e matemática.
Sites para consulta e pesquisa:
Desejamos sucesso nesse momento de replanejamento.
Bom trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário