1. Proposta de Discussão:
- Quais os documentos que embasam o trabalho do professor em sala de aula?
- Qual orientação utilizada para elaboração do Plano de Ensino da EJA?
- Quais os materiais recomendados para o trabalho do professor?
2. Análise do documento “Concepção Metodológica”
- Afinal, transmite-se ou se constrói conhecimento?
- Quais os princípios organizadores?
- Quais os procedimentos metodológicos que devem ser considerados?
3. Análise do documento “Reflexões pedagógicas sobre o ensino e aprendizagem de pessoas jovens e adultas.”
- Como aprendem as pessoas jovens e adultas? (Andragogia)
- Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades de ensino?
4. Acompanhamento
Nas ATPCs há momentos para discutir assuntos do segmento da EJA
26/04/2016 (Suzano)
28/04/2016 (Ferraz de Vasconcelos)
Referências (EJA)
Referenciais
São Paulo. Centro de Educação de Jovens e Adultos. Reflexões pedagógicas sobre o ensino e aprendizagem de pessoas jovens e adultas / Secretaria da Educação , Centro de Educação de Jovens e Adultos ; [elaborado por] Stela C. Bertholo Piconez. – São Paulo : SE, 2013.
Concepção e proposta metodológica da EJA. Ensino Fundamental. São Paulo: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT). 21
Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Mundo do Trabalho: Geografia, História e Trabalho: 9o ano/4o termo do Ensino Fundamental. São Paulo: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), 2013.
Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Mundo do Trabalho: Arte, Inglês e Língua Portuguesa: 9o ano/4o termo do Ensino Fundamental. São Paulo: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), 2013.
Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Mundo do Trabalho: Ciências e Matemática: 8o ano/3o termo do Ensino Fundamental. São Paulo: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT)
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