Para o segmento da EJA – Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, é importante observar que muitos alunos oriundos do primeiro semestre estarão em continuidade e outros ingressarão na EJA. Portanto, há necessidade de Planejamento para as novas turmas e Replanejamento das ações para as turmas em continuidade para atender às necessidades de estudo desse público nessa nova etapa, considerando as competências e habilidades já desenvolvidas até este momento e, ao mesmo tempo, selecionando e organizando os conteúdos essenciais para a continuidade dos estudos, sem desconsiderar o perfil diferenciado desse alunado.
Pensando nessas especificidades, apresentamos algumas recomendações para o encaminhamento de reflexões da Equipe Gestora e Corpo Docente sobre o Planejamento/Replanejamento do 2º semestre na modalidade de EJA:
a) Perfil dos alunos: idade, características socioeconômicas e motivos do retorno aos estudos. Os alunos são jovens e adultos que já trazem informações e diferentes experiências de vida.
b) Aprendizagem significativa: conteúdos relevantes para os alunos, assuntos da atualidade e questões do mundo do trabalho devem ser contemplados em sala de aula, por meio de estratégias que apresentem atividades diferenciadas, como trabalhos individuais e em equipe; debates; projetos e estudos interdisciplinares.
c) Tempo de ensino e de aprendizagem semestral requer do professor um planejamento que contemple os conteúdos, as competências e as habilidades essenciais de cada componente curricular, levando-se em conta a semestralidade dos termos.
Desta forma, constituem alguns desafios para os professores da EJA:
Utilizar uma metodologia adequada de ensino para a EJA, considerando as especificidades dos alunos jovens e adultos.
Considerar que os alunos da EJA já possuem crenças e valores formados.
Respeitar a heterogeneidade de traços, origens, ritmos de aprendizagem e estruturas de pensamento. MAIS
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