Material EJA









Material Didático EJA – Mundo do Trabalho
2º semestre de 2017

O Centro de Educação de Jovens e Adultos tem recebido alguns questionamentos, via telefone, sobre o material didático do Programa EJA Mundo do Trabalho e, em função disso, reiteramos alguns esclarecimentos a respeito:


O Caderno do Estudante: é impresso e distribuído, semestralmente, para as escolas que mantêm classes de EJA, incluindo as das unidades do Programa Educação nas Prisões, bem como para os CEEJA, na seguinte conformidade: 


Ensino Fundamental – anos finais: os cadernos são destinados às escolas que mantêm classes de EJA, aos CEEJA e às unidades prisionais; 



Ensino Médio: os cadernos são destinados, exclusivamente, aos CEEJA e às unidades prisionais. Este material ainda não está sendo programado, em 2018, para as classes de EJA de presença obrigatória, em funcionamento nas escolas, em vista da limitação de tiragem prevista nos contratos de direitos autorais. A equipe técnica deste Centro já vem realizando estudos para viabilizar futuramente a implantação deste material nas classes de Ensino Médio

2. Cadernos do Professor (Intranet): conforme informação nº 4, do Boletim CGEB nº 196, de 14/06/17, os Cadernos do Professor do CEEJA, Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, foram disponibilizados na Biblioteca da Intranet, para acesso dos docentes e dos professores coordenadores (PC e PCNP). 

3. Distribuição do material impresso – 2º semestre: as entregas já estão sendo realizadas, conforme agendamento prévio, diretamente nas escolas, à exceção do material do Programa Educação nas Prisões, cuja entrega é feita nas Diretorias de Ensino. Nesse último caso, solicitamos que as Diretorias de Ensino realizem a distribuição do material recebido de acordo com a demanda de atendimento nas classes de EJA dos estabelecimentos penais de sua região. 

Após a conclusão das entregas nas escolas, solicitamos às Diretorias de Ensino que, havendo necessidade de material complementar para suprir aumento de demanda, deverá proceder da seguinte forma:

 Utilizar a reserva técnica da Diretoria de Ensino; 



 Realizar o remanejamento entre as escolas de sua jurisdição ou entre Diretorias de Ensino.




MATERIAIS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS DA EJA 


EJA nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

As equipes pedagógicas das Diretorias de Ensino e das Unidades Escolares devem considerar alguns princípios para reflexão e discussão que devem nortear a organização do Planejamento Escolar da EJA para 2014.

Além disso, para responder ao desafio do trabalho com a EJA, sobretudo em relação ao tempo de duração do curso, é necessário que o plano de curso:

 Seja bem articulado, composto por conteúdos curriculares e temáticos pertinentes aos alunos jovens e adultos;

 Traga uma proposta interdisciplinar a fim de articular os conhecimentos das diversas áreas que compõem o currículo;

 Contemple as habilidades essenciais que possibilitem aos alunos o prosseguimento dos estudos;

 Proponha situações de aprendizagem que privilegiem o protagonismo e a argumentação na construção de seu aprendizado.

A) O Currículo Oficial do Estado de São Paulo para as áreas do conhecimento: Assim como na modalidade regular, o Currículo do Estado de São Paulo para todas as disciplinas é o fundamento do trabalho educacional, prevendo competências, habilidades e conteúdos imprescindíveis para a formação do indivíduo.

Caderno do Professor e do Aluno é o conjunto de material organizado a partir do Currículo do Estado de São Paulo, produzido especialmente para professores e alunos do Ensino Fundamental - anos finais e do Ensino Médio, nos quais são apresentadas Situações de Aprendizagem para orientar o trabalho do professor no ensino dos conteúdos disciplinares específicos, visando ao desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a aprendizagem dos alunos. A utilização desse material pelos alunos da EJA requer do professor um planejamento criterioso em relação à seleção e adequação das atividades propostas nos Cadernos, de forma a "assegurar o tempo e as estratégias apropriadas para que esses alunos possam exercitar a compreensão dos objetos de conhecimento devidamente contextualizados com a vida imediata, sem perder de vista a pluralidade e a diversidade daqueles que buscam a escolarização por meio da EJA".


CADERNOS DA EJA DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

B) EJA Mundo do Trabalho: Caderno do Professor, Caderno do Estudante e Conjunto de DVD: A Secretaria de Estado da Educação, para apoiar o processo de ensino e aprendizagem na EJA, firmou, em 2011, um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia para aquisição do material didático-pedagógico “EJA – Mundo do Trabalho”, cuja entrega está sendo realizada, desde 2013, nas Diretorias de Ensino para atender a todas as escolas estaduais que mantêm classes de EJA nos anos finais do Ensino Fundamental.
Esse material foi concebido para atender às especificidades e vivências dos alunos da EJA, oferecendo conteúdos temáticos que dialogam diretamente com o mundo do trabalho. Produzido para uso em sala de aula, é composto por Caderno do Professor, Caderno do Estudante e estojo contendo 03 DVD, organizados a partir dos temas que integram os Cadernos e que estão articulados com o conteúdo apresentado nas unidades de ensino. Com este conjunto de material, o professor terá a possibilidade de planejar, organizar e dinamizar as atividades desenvolvidas em sala de aula, propiciando, assim, estudo e aprendizagem mais significativa.
Além do material impresso, o professor que atua nas classes de EJA de presença obrigatória - Ensino Fundamental - Anos Finais poderá ter acesso, por meio de cadastro, ao material eletrônico, vídeos e à Sala do Professor, disponíveis no site do Programa.http://www.ejamundodotrabalho.sp.gov.br/ 

C) Materiais didático-pedagógicos complementares: Nas escolas há uma variedade de materiais e recursos didático-pedagógicos à disposição do professor e do aluno para complementar e enriquecer o processo de ensino e aprendizagem e contribuir na seleção de temas e atividades que possam atender melhor às necessidades e interesses dos alunos da EJA, de acordo com os objetivos pedagógicos propostos nos planos de trabalho de cada professor. Alguns exemplos: PNLD - EJA - Ensino Fundamental e Ensino Médio: No mês de março deste ano, haverá escolha do livro didático para o triênio 2014-2016, produzido especialmente para alunos do Ensino Fundamental - Anos finais e do Ensino Médio. As orientações para escolha do livro didático serão apresentadas, por meio de videoconferência, pela equipe do CEJA em parceria com a equipe do Programa de Livros.

Reflexões Pedagógicas sobre o ensino e aprendizagem de pessoas jovens e adultas: Esse documento tem a finalidade de subsidiar os profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos, apresentando algumas fundamentações teóricas e reflexões acerca do contexto em que se realiza a aprendizagem de pessoas jovens e adultas. Com isso, "tem-se a expectativa de que os gestores e professores fundamentem suas orientações na direção de projetos que beneficiem o desenvolvimento dos saberes pedagógicos requeridos pelo processo de aperfeiçoamento profissional contínuo do corpo docente que atua no segmento de EJA". Portanto, sugerimos que os temas propostos neste Caderno possam compor a pauta de discussões e reflexões no Planejamento Escolar e nas demais reuniões pedagógicas ao longo do ano letivo (ATPC).

Uma das referências do Programa EJA – Mundo do Trabalho é um ensino emancipador, para contribuir na formação de sujeitos que identifiquem os próprios interesses e leiam o mundo, como apontava Paulo Freire (1970), e nele ajam, transformando-o

D) Programas e Projetos: Os Projetos e Programas desenvolvidos pela SEE têm como principal objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas estaduais. Desta forma, é importante a divulgação e efetiva adesão a eles, estimulando a participação de professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos, a fim de que possam usufruir dos recursos materiais e intelectuais oferecidos por essas ações.

 Cultura é Currículo: Projeto “O Cinema vai à escola”; Projeto “Lugares de Aprender: A Escola sai da Escola”; Projeto “Escola em Cena”.http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/programa.aspx

 Programa Sala de LeituraPrograma que oferece a alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da EJA (presença obrigatória e presença flexível) um ambiente com rico acervo de livros e periódicos, com o propósito de incentivar a prática de leitura e o desenvolvimento de atividades, construídas especialmente para atender ao perfil e aos Apoio ao Saber: Composto por um kit literário (três títulos cada), distribuído aos alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio e da EJA, com o objetivo de incentivar a leitura de obras consagradas da literatura brasileira e universal. 

 EVESP - Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de SP: A EVESP oferece programas educacionais regulares, especiais e de capacitação em situações que requeiram atendimento a necessidades de grupos específicos da população. Sob supervisão pedagógica da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), desenvolve programas e cursos de acordo com as diretrizes curriculares. Dentre estes curso destacamos, para os alunos da EJA: Cursinho Pré-Universitário Online; Inglês Online ; Espanhol Online. http://www.educacao.sp.gov.br/portal/projetos/evesp


Orientações para o Planejamento Escolar 2014, pg. 125 -128


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