sábado, 25 de janeiro de 2014

ORIENTAÇÕES PARA OS PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2014 - EJA



Nos primeiros dias letivos, é importante que os professores e a equipe gestora observem a heterogeneidade e as características dos alunos da EJA (diferentes idades, responsabilidades sociais e civis, participação no mundo do trabalho) na proposição e organização das atividades a serem desenvolvidas na escola para recepção e acolhimento desses alunos neste reinício das aulas, que para muitos acontece depois de anos afastados do ambiente escolar. 

Para isso, há necessidade de organizar ações que promovam a integração desses alunos, jovens e adultos, no contexto escolar, em seus diferentes espaços de convivência e aprendizagem. Que as primeiras atividades propostas em sala de aula tenham como objetivo conhecer o perfil e as especificidades desse público, bem como diagnosticar seus conhecimentos prévios e as características de aprendizagem desses estudantes, pois muitos apresentam lacunas ou defasagens do “processo de escolarização anterior”, recentes ou não. Sendo assim, é importante considerar as competências e habilidades já desenvolvidas até este momento e, a partir daí, selecionar e organizar os conteúdos essenciais para suprir as defasagens desses alunos e dar condições para a continuidade e conclusão de seus estudos.


ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E MATERIAIS DIDÁTICOS 

A organização do espaço para os alunos da EJA é fundamental, pois muitos alunos ainda trazem a concepção de um espaço escolar tradicional, com carteiras enfileiradas e o professor distante deles. Essa é uma prática que já vem sendo revista e modificada ao longo dos anos em nossas escolas, mas que precisa ser apresentada aos nossos alunos, principalmente àqueles mais resistentes e que frequentaram a escola em outra época. Toda e qualquer organização dentro da sala de aula deve ter um propósito bem definido pelo professor e ser compartilhado claramente com os alunos, para favorecer a realização das diferentes atividades propostas: individuais, colaborativas, em pequenos e grandes grupos, bem como propiciar a socialização de materiais de pesquisa e de outros recursos didáticos. 

Em relação à utilização dos materiais didáticos, sugerimos que o Professor se paute pela adequação metodológica para a apresentação dos conteúdos, considerando os saberes, valores e crenças dos alunos, a linguagem condicionada por fatores etários e sociais e a motivação que conduz os alunos para a necessidade da escolarização, como o mundo do trabalho, a utilização das tecnologias, a inserção social e a qualidade de vida. 

Baseado nos preceitos do perfil do aluno, o professor poderá utilizar diversos materiais didáticos e recursos tecnológicos disponíveis na escola, como vídeos, mapas, jornais, revistas e internet. Destacamos, sobretudo, a utilização dos Cadernos do Professor e do Aluno, que integram o Currículo do Estado de São Paulo, dos livros do PNLD e do material “EJA Mundo do Trabalho” (anos finais – EF), cabendo ao professor, no planejamento de suas aulas, dimensionar o tempo dedicado para a realização das atividades, considerando que o tempo de estudo para o aluno da EJA deve ocorrer, prioritariamente, dentro da sala de aula.

Professor, este momento de recepção do aluno da EJA é fundamental, pois entendemos que “o acolhimento, o empenho pela permanência e pela aprendizagem certamente serão decisivos para que o aluno da EJA possa realizar seus objetivos pessoais e educacionais, além de dar possibilidade à realização de seus projetos profissionais.

Clique em Coordenadorias (CGEB/ Biblioteca), e localize o link Orientações para os Primeiros Dias Letivos.




sofiacavedonpt.blogspot.com



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