quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Matriz de Competências


A Matriz de Competências e habilidades que estrutura o Encceja considera, simultaneamente, as competências relativas às áreas de conhecimento e as que expressam as possibilidades cognitivas de jovens e adultos para a compreensão e realização de tarefas relacionadas com essas áreas (competências do sujeito).

As competências do sujeito são eixos cognitivos, que, associados às competências apresentadas nas disciplinas e áreas do conhecimento do Ensino Fundamental e Médio, referem-se ao domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento e resolução de situações-problema, capacidade de argumentação e elaboração de propostas. Dessas interações resultam, em cada área, habilidades que serão avaliadas por meio de questões objetivas (múltipla escolha) e pela produção de um texto (redação).






Educação por competências no ensino básico - Nilson Machado

www.youtube.com





Documentos



·         Matemática e suas Tecnologias – Ensino Médio









CURRÍCULO DA EJA

O currículo proposto concorre para a promoção de sequências didáticas que deem oportunidade para jovens e adultos aproveitarem o que aprenderam na vida prática, trabalhando com aspectos básicos da vida cidadã, como a tomada de decisões, a identificação e a resolução de problemas, a descrição de propostas e a comparação entre ideias expressas por escrito, considerando valores e direitos humanos. 

Não se deve supor, contudo, que uma proposta curricular que enfatize o desenvolvimento de competências e habilidades (articulações entre operações lógicas com conteúdos relevantes) negligencie as exigências básicas de domínio de conteúdos mínimos e da capacidade de ler e escrever.



http://www.docstoc.com



Para acessar o documento com os eixos que estruturam o ENCCEJA
clicar no link abaixo 




2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog!! Aqui encontrei muita informação importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jesa, ao criar a ferramenta tinha como objetivo informar sobre a modalidade EJA, pode entrar que a "casa" também é sua. Um abraço.
      Gelson Rocha - Professor de História e Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico, da Diretoria de Suzano.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...