quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Aprendizagem de jovens e adultos


Como aprendem as pessoas jovens e adultas? Para discutir e refletir sobre esse processo de ensino e aprendizagem, a Secretaria da Educação realiza videoconferência no dia 27 de agosto, a partir das 14h, com transmissão pela Rede do Saber.

O debate será baseado nos princípios teóricos e metodológicos do material "Reflexões Pedagógicas sobre o Ensino e Aprendizagem de Pessoas Jovens e Adultas", desenvolvido para subsidiar o trabalho de supervisores e PCNPs responsáveis pela Educação de Jovens e Adultos, além dos professores coordenadores e professores das escolas que mantêm EJA nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Fonte: www.rededosaber.sp.gov.br








Para assistir a videoconferência é só acessar o link  abaixo e escrever o nome na barra de busca do site 
Videoconferência "Como aprendem as pessoas jovens e adultas"

Data: 27/08/2013










O documento se divide em  duas partes:

Parte I – “Como aprendem as pessoas jovens e adultas?”, destacam-se alguns conceitos-chave relacionados às principais características dos estudantes jovens e adultos. São definidas as variáveis individuais de seu desenvolvimento que auxiliam os professores nas decisões sobre a organização do trabalho pedagógico para EJA. Para situar a demanda atendida atualmente, um breve histórico dos estudos iniciais sobre adultos, com destaque para os estudos andragógicos de Malcolm Knowles, será considerado. Isso justifica as razões pelas quais em EJA as abordagens ainda são pedagógicas. Entretanto, os pressupostos da andragogia, desde a avaliação diagnóstica sobre as aprendizagens dos alunos em escolaridade anterior até as questões relativas ao processo de avaliação, auxiliam a lidar com os jovens ou com a juventude, na exploração dos aspectos mais positivos envolvidos em sua interface.

 Parte II – “Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades de ensino?”, são abordadas as relações entre os fatores responsáveis nas aprendizagens dos jovens e adultos e a organização do trabalho pedagógico. São identificadas estratégias que contribuem para a articulação mais interdisciplinar entre as dimensões de desenvolvimento cognitivo, sob enfoque globalizador, previstas nos documentos legais e nos recursos didáticos disponíveis nas escolas.

Reflexões pedagógicas sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas. Secretaria da Educação, Centro de Educação de Jovens e Adultos. Stela C. Bertholo Piconez – São Paulo, 2013. Pg 11.


Videoconferência realizada no dia 27 de agosto 




Supervisora Susan Alem com o material produzido especialmente para os professores da EJA
Crédito da foto: Jane Aoki



Professores coordenadores da EJA em Orientação Técnica sobre o material
Crédito da foto: Jane Aoki



Supervisora Susan Alem e PCNP Solange direcionando os trabalhos
Crédito da foto: Jane Aoki




Professores coordenadores da EJA em Orientação Técnica sobre o material
Crédito da foto: Jane Aoki



PCNP (s)  Jane e Solange direcionado o grupo de estudo
Crédito da foto: Jane Aoki




 Professores coordenadores da EJA em Orientação Técnica sobre o material
Crédito da foto: Jane Aoki





Professores coordenadores da EJA em Orientação Técnica sobre o material
Crédito da foto: Jane Aoki





Professores coordenadores da EJA em Orientação Técnica sobre o material
Crédito da foto: Jane Aoki




Equipe da D.E. e professores coordenadores assistindo a Videoconferência 
Crédito da foto: Jane Aoki





Equipe da D.E. e professores coordenadores assistindo a Videoconferência 
Crédito da foto: Jane Aoki




Professores coordenadores da EJA assistindo a Videoconferência 
Crédito da foto: Jane Aoki





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