terça-feira, 28 de novembro de 2017

“A EJA na Rede”



O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e o Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) produziram uma série de videoaulas denominadas “A EJA na Rede”. A iniciativa tem como objetivo abordar alguns temas relativos à modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) que possam subsidiar as equipes pedagógicas das Diretorias de Ensino e das Unidades Escolares (Supervisão de Ensino, PCNP e PC) nos momentos e espaços descentralizados de formação docente -em especial, nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPCs).

A série dialoga com os diversos públicos da EJA, como escolas regulares, CEEJAs, unidades prisionais, da Educação Especial, indígenas e quilombolas, e está disponível para livre acesso na videoteca da Rede do Saber por meio de links (clique aqui). Confira os temas na lista a seguir: 
  • A EJA na Rede 
  • Desafios da Alfabetização na EJA 
  • Turmas Multisseriadas • Desempenho escolar na EJA
  • Diretrizes curriculares para a EJA
  • Metodologia e estratégias de ensino
  • Como aprende o aluno jovem e adulto 
  • EJA na Educação Especial 
  • EJA na Educação Especial - DA, DV e DF 
  • Diretrizes para EJA em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais
  • Diretrizes para EJA Indígena 
  • Diretrizes para EJA Quilombola
É importante ressaltar que os temas foram tratados nas videoaulas de forma concisa, em função do formato do recurso, o que possibilitará às Diretorias de Ensino e Escolas selecionarem, de acordo com o seu contexto e necessidades, as temáticas de seu interesse. Além desse material, as equipes CEJA e NINC também têm encaminhado, via Boletim CGEB (nº 211 de 26 de setembro de 2017 e nº 212 de 03 de outubro de 2017), indicações de leituras e pautas formativas, visando complementar as formações descentralizadas.

Ressaltamos que é fundamental que as Diretorias de Ensino divulguem amplamente esse material junto às suas equipes pedagógicas e às equipes das escolas de sua jurisdição que ofertam a EJA, incluindo os CEEJAs e escolas vinculadoras das classes mantidas nas unidades prisionais.




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