sexta-feira, 23 de março de 2018

Materiais Didáticos - EJA


A Coleção Cadernos de EJA foi elaborada para o ensino fundamental de jovens e adultos, da alfabetização até a 8ª série. Ela poderá também ser utilizada, integralmente ou em parte, em outras situações de ensino, como nas experiências de educação não formal, apesar de seu foco ser o ensino fundamental de jovens e adultos ofertado pelas escolas públicas. A coleção segue as orientações curriculares do CNE, organizando os componentes e conteúdos em torno de eixos temáticos e tem o trabalho como eixo geral integrador desses temas.

A palavra-chave dessa coleção é flexibilidade. Ela é uma verdadeira ferramenta do trabalho pedagógico, pois dá liberdade ao professor para decidir o que quer ou não utilizar, em que ordem, com que finalidade. Essa flexibilidade permite que o professor, ao elaborar seu planejamento, possa inserir textos e atividades livremente enriquecendo seu dia a dia na sala de aula e a organização do processo ensino-aprendizagem.

Ela é parte de um convênio estabelecido, por meio do FNDE, entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e a Fundação Unitrabalho. Além da coleção impressa, o projeto criou o portal EJA que apresenta e disponibiliza os Cadernos de EJA. Ele tem como objetivo criar um canal de diálogo com os professores da educação de jovens e adultos do país, apoiando o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido por eles no cotidiano da escola.

Caso você necessite de mais informações ligue para o Departamento de Educação de Jovens e Adultos/Coordenação-Geral da Educação de Jovens e Adultos da Secad: (61) 2104 8614.

Subsídios à elaboração de projetos e propostas curriculares para o 1º Segmento e do 2º Segmento do Ensino Fundamental, produzidos pelo MEC.

Dispositivos legais de âmbito federal que dão respaldo à educação de Jovens e Adultos


Cadernos Trabalhando Com a Educação de Jovens e Adultos:

Caderno 1 - ALUNAS E ALUNOS EJA - capa - conteúdo

Caderno 2 - A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE VICÊNCIA E APRENDIZAGEM - capa - conteúdo

Caderno 3 - OBSERVAÇÃO E REGISTRO - capa - conteúdo

Caderno 4 - AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO - capa - conteúdo

Caderno 5 - O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E PROFESSORES - capa - conteúdo


Cadernos de EJA - Matéria pedagógica destinada aos 1º e 2º segmentos do ensino fundamental de EJA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...