sexta-feira, 26 de julho de 2013

ORIENTAÇÕES PARA O REPLANEJAMENTO ESCOLAR - 2013


EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

Para o segmento de EJA, é importante observar que, além dos alunos oriundos do primeiro semestre, haverá outros que ingressarão nesta modalidade, sendo, portanto, necessário que se elabore o replanejamento para os estudantes em continuidade, bem como um planejamento para atender às necessidades de estudo desse público nessa nova etapa, considerando as competências e habilidades já desenvolvidas até este momento e, ao mesmo tempo, selecionando e organizando os conteúdos essenciais para a continuidade dos estudos, sem desconsiderar o perfil diferenciado desse alunado.

Pensando nessas especificidades, são apresentadas algumas sugestões:

a) Perfil dos alunos: idade, características socioeconômicas e motivos do retorno aos estudos. Os alunos são jovens e adultos que já trazem informações e diferentes experiências de vida, portanto, esse perfil deverá ser considerado no planejamento e organização do plano de trabalho. 

b) Aprendizagem significativa: conteúdos relevantes para os alunos, assuntos da atualidade e questões do mundo do trabalho devem ser contemplados em sala de aula, por meio de estratégias que apresentem atividades mobilizadoras, como trabalhos individuais e em equipe; debates; projetos e estudos interdisciplinares.

c) Tempo de ensino e de aprendizagem semestral: requer do professor um planejamento que contemple os conteúdos, as competências e habilidades essenciais de cada componente curricular, levando-se em conta a semestralidade dos termos.

As equipes pedagógicas das Diretorias de Ensino e das Unidades Escolares devem considerar alguns princípios para reflexão e discussão para nortear a organização do Planejamento/Replanejamento Escolar da EJA para 2013, ou seja:

"Tanto o ciclo de vida como o contexto ao qual determinada aprendizagem esteja relacionada devem ser considerados em qualquer proposta pedagógica de qualquer faixa etária, nível ou modalidade de ensino. É a partir da articulação entre vida e contexto que em EJA as decisões e propostas pedagógicas devem ser tomadas. A indefinição do conceito de ser adulto e ser jovem requer maior reflexão devido à heterogeneidade de sua demanda no sistema de ensino brasileiro" (PICONEZ, 2011:19).

Desta forma, constituem alguns desafios para os professores da EJA:

 Utilizar uma metodologia adequada de ensino para a EJA, considerando as especificidades dos alunos jovens e adultos;

 Considerar que os alunos da EJA já possuem crenças e valores formados;

 Respeitar a heterogeneidade de traços, origens, ritmos de aprendizagem e estruturas de pensamento.

Com base nestes princípios e reflexões, constituem referenciais básicos para o Replanejamento/Planejamento Escolar: documentos oficiais, programas, projetos e materiais didático-pedagógicos, disponíveis nas Unidades Escolares. 


Orientações para o Replanejamento 2013, pg. 16 e 17








srepatrocinio.educacao.mg.gov.br 



A maior flor do mundo - José Saramago
www.youtube.com




Desejamos sucesso nesse momento de replanejamento. 

Bom trabalho




Professores da EJA da EE Antonio Valdemar Galo no Replanejamento 2013


Professores da EJA da EE Antonio Valdemar Galo no Replanejamento 2013



Professores da EJA da EE Antonio Valdemar Galo no Replanejamento 2013






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...